Pesquisar nesta área

Perfil e grau de satisfação dos visitantes (2011-2012)

 

Expressão grafica dos resultados do inquérito realizado a alunos de escolas e publico em geral durante os anos de 2011 e 2012

 

 

Alunos de diferentes graus de ensino

 

Perfil dos visitantes:

A maioria dos vistantes inseridos em grupos de alunos que visitaram o museu, no período considerado, tem menos tem menos de 15 anos,  existindo uma ligeira tendência para a presença de maior número de elementos do sexo feminino. Tipicamente, frequentam o 7º, 8º e 9º ano e o 10º e 11º ano e são oriundos, na sua maioria, de escolas dos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém.

Grau de satisfação dos visitantes:

Face aos resultados obtidos, é possível afirmar que, a metodologia adoptada para a condução das vista de estudo bem como os temas abordados são correctos e adequados aos diferentes níveis de ensino que vistam o MG, traduzindo-se no elevado grau de satisfação manifestado pelos visitantes. É ainda possível afirmar com elevado grau de certeza que, as vistas guiadas, preparadas tendo em conta conteúdos programáticos em vigor para as diferentes disciplinas, constituem um importante complemento prático às aulas leccionadas em sala, ficando demonstrado o carácter didáctico com que estão organizadas as colecções e o importante papel pedagógico do Museu Geológico.

 

 

Público não inserido em grupos

 

 

 

 

 

 

Perfil dos visitantes:

Face aos valores obtido conclui-se que a maioria dos visitantes são Portugueses, existindo uma tendência ligeiramente maior para a presença de visitantes do sexo feminino. A faixa etária típica dos visitantes individuais do museu geológico situa-se entre 15 e os 64 anos, notando-se uma clara tendência para que os visitantes sejam pessoas com mais de 30 anos.

Quanto ao nível de escolaridade, a maioria dos visitantes possui habilitações de nível superior. Os estudantes, enquanto visitantes individuais assim como os professores representam mais de 30% dos visitantes.

Mais de 70% das pessoas que visitaram o museu geológico fizeram-no pela primeira vez e mais de metade do total de visitantes, visitou o museu geológico por motivos culturais ou de lazer.

 

 

Eficácia dos meios utilizados para divulgação do museu:

 

A análise dos resultados referentes aos meios utilizados para a divulgação do museu permitem concluir que a Internet e a sugestão de outros visitantes são os meios mais eficazes para a divulgação do museu geológico. Quanto aos outros meios também de elevada representatividade, destacam-se os folhetos de divulgação sistematicamente distribuídos. A comunicação social como meio de divulgação do MG, revela uma eficácia baixa face aos outros.   

 

 

 

Condições da exposição:

 

De um modo geral, os visitantes do MG consideram que as peças expostas se encontram em boas condições de conservação e expressam a sua opinião quanto às condições de iluminação e disposição das peças de forma claramente positiva. Consideram ainda que os percursos propostos para a vista ao museu são claros e fáceis de seguir e demonstram um elevado nível de satisfação quanto ao material informativo disponibilizado.

 

 

 

Nível de satisfação dos visitante:

Mais de 70% dos visitantes fazem uma apreciação em termos globais do museu como muito boa, o que nos permite concluir que o nível de satisfação dos visitantes é bastante elevado.