Palestra "Portugal e as questões ambientais. Situações, problemas e ameaças"

A palestra realizou-se no dia 13 de abril de 2016, no Auditório Carlos Ribeiro, Pólo de Alfragide

Orador: Miguel Ramalho

Resumo:

O objetivo desta Palestra é dar uma panorâmica síntese do estado do ambiente do território português, e referir as principais ameaças ligadas à mudança climática e ao desequilíbrio na utilização dos recursos naturais, bem como indicar algumas soluções, para mitigar os prejuízos resultantes.

Nota biográfica:

Miguel Marques de Magalhães Ramalho é geólogo e, atualmente, Investigador Coordenador Jubilado do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG).
Iniciou em 1968 as suas funções de geólogo, dos então Serviços Geológicos de Portugal (SGP), continuando a sua carreira, sem interrupção, nos organismos que lhes sucederam: Instituto Geológico e Mineiro (IGM) e LNEG.
Desenvolveu trabalhos de investigação estratigráfica no domínio da Micropaleontologia do Mesozóico, aplicada à cartografia geológica, sendo autor de mais de uma centena de trabalhos científicos e de divulgação científica, que incluem a descrição de 3 novos géneros e 13 novas espécies para a Ciência (Foraminíferos, Ostracodes, Algas calcárias e Espongiários).
Desempenhou, igualmente, diversos cargos dirigentes, nomeadamente Director dos SGP e de Vice-Presidente do IGM (1993-2003). No âmbito dos SGP, IGM e LNEG, foi também responsável pela cartografia geológica do território nacional (1978-2007), da atividade editorial geológica e, ainda, dos sectores de património geológico e do Museu Geológico do LNEG.
Foi professor convidado (sucessivamente Auxiliar, Associado e Catedrático) do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa desde 1971, instituição onde obteve a Licenciatura (1959), Doutoramento (1972) e Agregação (1978).

Destinatários:

Investigadores, Técnicos superiores e Público em geral.

Data e hora:

13 de abril, das 16:00h às 17:00h.

Localização

Pesquisar nesta área