Apresentação do Mapa Geológico de Portugal e Espanha 1:1.000.000

Este novo mapa integra cartografia realizada pelo Instituto Geológico e Mineiro de Espanha (IGME) e pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)


No dia 21 de janeiro foi apresentado em Madrid, no auditório da Fundação Gomez Pardo, o novo "Mapa Geológico de Portugal e Espanha na escala 1: 1.000.000". A Sessão contou com as presenças de Jorge Civis Llovera, Diretor do IGME, e de Mário Machado Leite, Vogal do Conselho Diretivo do LNEG. 

Este mapa, que abrange toda a Península Ibérica e Ceuta, Melilla, ilhas de Espanha e Portugal: Ilhas Baleares, Ilhas Canárias, Açores e Madeira, integra cartografia realizada pelo IGME (Espanha) e LNEG (Portugal), foi abordado a partir de trabalhos anteriores à escala de 1: 400.000 das grandes unidades geológicas: Maciço Varisco, Pirinéus, Cordilheira Bética, Cordilheira Cantábrica e Ibérica Bacias do Douro, Tejo e do Ebro.

O novo mapa, inclui pela primeira vez a cartografia geológica da plataforma continental Espanhola e Portuguesa e as ilhas atlânticas portuguesas, reunindo a vasta informação gerada em mais de 30 anos de pesquisas em geologia marinha.

A informação nele contida é estruturada de acordo com os Padrões de Desempenho da directiva INSPIRE e o mapa estará disponível no site da IGME como o serviço WMS-Inspire e assim como pdf para download.

Brochura do evento

Nota de imprensa do Instituto Geológico e Mineiro de Espanha (IGME)
 


Notícias relacionadas:

Novo mapa geológico de Portugal e Espanha inclui Madeira e Açores e plataforma continental
LUSA 21 de janeiro de 2016

Links:

www.rtp.pt

www.tvi24.iol.pt

www.dnoticias.pt

www.cmjornal.xl.pt

diariodigital.sapo.pt

www.jm-madeira.pt

www.jornalacores9.net

www.destak.pt

jornaldoluxemburgo.com

brazil.shafaqna.com

jornaldeportugal.pt

 

Pesquisar nesta área