Palestra "Reabilitação dos Edifícios - Projeto Europeu RePublic_ZEB (apresentação dos primeiros resultados)"

A palestra realizou-se no dia 27 de abril de 2016, no Auditório Solar XXI do LNEG, no Pólo do Lumiar

Oradoras: Laura Aelenei e Ana Rute Ferreira

Apresentação:

Reabilitação dos Edifícios - Projeto Europeu RePublic_ZEB

Resumo:

No âmbito do Projeto Europeu "RePublic_ZEB Refurbishment of the Public building stock towards nZEB”, será promovido um conjunto de palestras com intuito de divulgar os objetivos, as metodologias e os estudos desenvolvidos no projeto.

A segunda palestra, que decorreu a 27 de Abril no Auditório do Solar XXI do LNEG, foi proferida pelas Oradoras Laura Aelenei e Ana Rute Ferreira e teve como objetivo partilhar alguns resultados do projeto, nomeadamente a aplicação das metodologias nZEB e Custo-óptimo, ao parque edificado público.

O Projeto RePublic_ZEB é um projecto financiado pela Comissão Europeia, que reúne parceiros dos países do Sul e de Leste Europeu, com vista a desenvolver e promover ações e medidas de reabilitação para os edifícios públicos em direção à meta "nZEB" ("nearly Zero Energy Building"). O objetivo deste projeto, com uma duração de dois anos e meio, consiste em proporcionar meios para reduzir o consumo de energia em edifícios públicos a níveis próximos zero, de acordo com o Artigo 9º da Diretiva Europeia sobre o Desempenho Energético.

Notas biográficas:

Laura Aelenei é doutorada em Engenharia Civil com especialidade em Física dos Edifícios pelo Instituto Superior Técnico (2006). Tem Mestrado em Reabilitação Térmica de Edifícios pela Universidade Técnica “Gh. Asachi” de Iaşi, Roménia (1998) e é Licenciada em Engenharia Civil (1996), ambos os graus obtidos na mesma Universidade.

Especialista em térmica de edifícios actualmente integra o grupo de investigação da Unidade de Eficiência Energética (UEE) no Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia (LNEG), onde tem vindo a desenvolver investigação nas áreas da eficiência energética dos edifícios, integração dos sistemas de energia solar, tecnologias passivas nos edifícios e regulamentação dos edifícios.

Desde 2008 tem tido actividade de investigação na área dos edifícios de balanço energético nulo “Net Zero Energy Buildings”, integrando como representante nacional o grupo de trabalho da AIE-Task 40 “Towards Net Zero Energy Solar Buildings” entre 2008 e 2013.

É coordenadora de projectos de Investigação FCT e IEE/FP7 e membro dos Projectos TUD COST Action TU0802 “Next generation cost effective phase change materials for increased energy efficiency in renewable energy systems in buildings”, COST Action TU1205 “Building Integrated Solar Systems”, COST Action TU1403 “Adaptive Façade Network”.

Ana Rute Ferreira, Mestre em Engenharia Civil com especialização em Construção (2013) e Licenciada em Engenharia Civil (2010) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, está actualmente integrada no projecto “SusCity: Modelação de sistemas urbanos para a promoção de transições criativas e sustentáveis”, desenvolvido pelo grupo de investigação da Unidade de Eficiência Energética (UEE) do Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia (LNEG).

Desde 2013 que tem vindo a desenvolver trabalho de investigação na área do comportamento térmico dos edifícios, tecnologias passivas e eficiência energética nos edifícios e regulamentação dos edifícios onde desenvolveu conhecimentos e técnica em trabalho experimental de monitorização do desempenho térmico e energético de um edifício/espaço, na análise de medidas de reabilitação energética e também em investigação numérica e optimização do desempenho térmico e energético de edifícios.

Anteriormente participou nos projectos: “Frame - Prefabricated systems (modules) for low-energy buildings: design, prototyping and testing”, “Metodologia do Custo Óptimo – Cálculo dos níveis ótimos de rentabilidade dos requisitos mínimos de desempenho energético dos edifícios e componentes de edifícios” e "IEE/13/886/SI2.674899 – RePublic-ZEB Refurbishment of the Public Building Stock Towards nZEB". Participou também nas COST Action TU1403 “Adaptive Façade Network” e TU1205 “Building Integrated Solar Systems”.

Destinatários:

Todos os interessados em abordagens de reabilitação dos edifícios públicos.

Data e hora:

27 de abril de 2016 das 10:00h às 11:00h.

Localização
 


Subscrever a Newsletter do LNEG

Pesquisar nesta área