banner_Republic_ZEB

Conferência "Reabilitação Urbana das Cidades em direção a um sistema energético sustentável"

Conferência realizada no âmbito do Projeto Europeu RePublic_ZEB – Reabilitação dos Edifícios Públicos na direção nZEB.
7 de Junho de 2016, no Auditório Carlos Ribeiro, LNEG, Alfragide

Esta Conferência visa a discussão da reabilitação do edificado urbano numa perspetiva de reabilitação energética, tendo em atenção as possibilidades da integração das energias renováveis nomeadamente da energia solar, numa perspetiva integrada no sistema energético atual, mas perspetivando as mudanças que se anunciam e exigem, nomeadamente com as denominadas "Smart cities e NZEB".

Sob os temas "Reabilitação dos edifícios, nZEB e Transformação urbana", a conferência contará com a participação de reconhecidos especialistas nacionais e internacionais, parceiros do projeto "RePublic_ZEB - Refurbishment of the Public building stock towards nZEB" entre os quais: Giovanni Riva (CTI, Itália), Richard Hartless (BRE, UK), Horia Petran (URBAN-INCERC, Roménia), Vincenzo Corrado (POLITO, Itália).

O Projeto RePublic_ZEB é um projeto financiado pela Comissão Europeia, que reúne parceiros dos países do Sul e de Leste Europeu, com vista a desenvolver e promover ações e medidas de reabilitação para os edifícios públicos em direção a meta "nZEB" ("nearly Zero Energy Building"). O objetivo deste projeto, com uma duração de dois anos e meio, consiste em proporcionar meios para reduzir o consumo de energia em edifícios públicos a níveis próximos zero, de acordo com o Artigo 9º da Diretiva Europeia sobre o Desempenho Energético.

Durante a Conferência irão ser discutidos temas relevantes relacionados com o parque edificado público, os impactos e desafios da reabilitação urbana, bem como os resultados do projeto relativamente a soluções e pacotes de medidas de reabilitação na direção nZEB, dos edifícios públicos.

A Conferência é dirigida ao vasto leque de profissionais (arquitectos, engenheiros, projectistas, peritos qualificados, especialistas em climatização e energias renováveis), investidores, proprietários de edifícios públicos e responsáveis políticos.

Programa da Conferência

Contamos com a sua participação.

 

Pesquisar nesta área