banner_Dia_Internacional_dos_Museus_2016

Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus 2016

O Museu Geológico de Lisboa volta a participar no Dia Internacional dos Museus que se realiza no dia 18 de maio.

Já está disponível o Programa Geral do Dia Internacional e Noite Europeia dos Museus.

79 Museus, Monumentos e Palácios de cerca de 44 concelhos de todo o país, participam este ano com centenas atividades muito diversificadas, proporcionando experiências atrativas e fora da oferta habitual por permitir ao público vivenciar os espaços numa perspetiva diferente, participando em atividades propositadamente organizadas para esse ambiente e horários específicos.

No dia 18 de maio os Museus, Palácios e Monumentos da DGPC têm Entrada Livre.

No âmbito desta iniciativa, o LNEG promove a "Visita guiada ao Museu Geológico".

Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de maio, através da organização de diversas atividades.

O tema proposto para 2016 - "Museus e Paisagens Culturais" –, visa promover a ideia de museu enquanto centro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural. Essa função pode ser exercida em diferentes níveis, nomeadamente através da sensibilização das comunidades para o papel interventivo que podem desempenhar na conservação e valorização deste universo patrimonial tão vulnerável, e contribuir para minimizar a sua degradação ou até mesmo o seu aniquilamento.

Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, irá decorrer a 21 de maio, e os museus portugueses irão associar-se, uma vez mais, a estas celebrações.

Na Noite dos Museus, 21 de maio, os Museus, Palácios e Monumentos da DGPC estarão abertos gratuitamente a partir das 17h30.

Pesquisar nesta área