Palestra "TAKE-OFF – Bioconversão de lenhocelulósicos em combustíveis para aviação"

A palestra realizou-se a 18 de maio de 2016, às 11:00h, no Auditório Solar XXI, LNEG, no Polo do Lumiar

Orador: Nuno Faria 

Resumo:

Apresentação do "decolar" de uma nova ideia, onde se adoptou uma estratégia de uso de resíduos lenhocelulósicos, explorando uma nova ideia de biorefinaria de segunda geração para a produção de combustíveis para a aviação. Foi explorada a capacidade de leveduras não convencionais para a assimilação dos monossacáridos lenhocelulósicos e produção de um glicolípido com propriedades únicas, que, convertido adequadamente, resulta em moléculas com potencial para serem usadas como combustível para aviação.

A palestra apresentará esse percurso que inclui os trabalhos de doutoramento de Nuno Faria, do projeto TAKE-OFF (liderado pelo Dr. César Fonseca), finalizado, que terá continuidade no projecto FCT recentemente aprovado, Cruise, e que conduziram ao recente prémio nos Green Project Awards 2015 na categoria de Investigação de Desenvolvimento.

Notas biográfica:

Nuno Faria é licenciado e mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Minho e concluiu a sua tese de doutoramento em Bioengenharia no âmbito do programa MIT-Portugal em 2014 com o título “Yeast mannosylerythritol lipids from lignocellulose: a novel strategy for the production of jet biofuel”, no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, numa colaboração com a Unidade de Bioenergia do LNEG.

As suas principais áreas de investigação são fábricas celulares e enzimas na transformação de substratos de baixo valor em produtos de valor acrescentado, análise de fluxos no contexto de engenharia metabólica, e novas rotas para desenvolvimento de biocombustíveis avançados.

Destinatários:

Alunos e Investigadores interessados em Biotecnologia, Biomassa e Bioprodutos.

Data e hora:

18 de maio de 2016 das 11:00h às 12:00h.

Localização

Pesquisar nesta área