LCIP_banner

Evento final do projeto LCiP - Lançamento do Centro de Recursos de Abordagens de Ciclo de Vida e Economia Circular

A inauguração do Centro de Recursos de Abordagens de Ciclo de Vida e Economia Circular, ocorreu no passado dia 23 de junho, no LNEG, Campus do Lumiar

O Centro foi criado no âmbito do projeto LCiP – Life Cycle in Practice, de que o LNEG é parceiro (www.lifelcip.eu). Financiado pelo Programa LIFE+, o LCiP visa estimular a aplicação de abordagens de ciclo de vida (ACV, ecodesign, rótulos e declarações ambientais de produto, etc.) nas empresas, com uma perspetiva setorial (em Portugal, nas cadeias de valor da construção e das energia renováveis).

O objetivo do Centro é dar continuidade às atividades do LCiP na fase pós-projeto, apoiando as empresas em matéria de ciclo de vida, em particular as PME. Preveem-se atividades de formação, apoio técnico, debate, aconselhamento, disponibilização de software e outros serviços que respondam às necessidades das empresas, alargando o âmbito a outros setores, designadamente os que se relacionam com recursos geológicos, igualmente uma área central do LNEG. Um fator impulsionador destas abordagens serão os sistemas de gestão ambiental de acordo com a ISO 14001:2015 e/ou o Regulamento EMAS e que colocam agora o desafio de reforçar a componente de ciclo de vida na gestão ambiental.

No evento de lançamento pretendeu-se apresentar o que já foi perspetivado para o Centro, abrindo o debate e auscultando os participantes sobre formas de cooperação para se potenciarem as abordagens de ciclo de vida e as estratégias empresariais que contribuem para a economia circular em Portugal.

Programa do evento

Apresentações

Entrega de Prémios LCiP 2016 | Portugal

Pesquisar nesta área