Ações de Formação "Pensamento de ciclo de vida, ecodesign e a ISO 14001:2015"

As ações de formação vão realizar-se a 27 e 28 de outubro de 2016, nas instalações do ITeCons em Coimbra, e em data a anunciar, nas instalações do LNEG, em Lisboa.


O LNEG e o ITeCons têm o prazer de anunciar a realização de duas edições da formação “Pensamento de ciclo de vida, ecodesign e a ISO 14001:2015”, nos dias 27 e 28 de Outubro de 2016, nas instalações do ITeCons em Coimbra e em data a anunciar, nas instalações do LNEG em Lisboa.

O programa desta formação tem como ponto de partida a perspetiva de ciclo de vida da nova versão da norma ISO 14001:2015. A partir dos novos requisitos desta norma, pretende-se aprofundar conhecimentos em metodologias e instrumentos que permitem às empresas cumprir esses requisitos e obter mais valias para o seu desempenho e o seu negócio.  Neste sentido, as linhas programáticas desta formação são as seguintes:

  • A nova ISO 14001:2015 e os seus requisitos explícitos em matéria de ciclo de vida;
  • Pensamento de ciclo de vida como filosofia de atuação nas empresas;
  • Avaliação do ciclo de vida (incl. introdução a um software de ACV);
  • Ecodesign (incl. metodologias e ferramentas de ecodesign desenvolvidas no LNEG);
  • Outras abordagens de ciclo de vida: declarações ambientais de produto (incluindo o sistema DAP Habitat), rotulagem ambiental, etc.
     

Ao longo do programa de formação, serão realizados exercícios e simulações do uso dos métodos e ferramentas apresentados.

Programa detalhado da formação (pdf)

Destinatários: Gestores ambientais e de sustentabilidade das empresas; Consultores em gestão ambiental; Auditores de sistemas de gestão ambiental; Técnicos da área da qualidade; Outros profissionais interessados em abordagens de ciclo de vida e sua relação com os sistemas de gestão ambiental.

Formadores: Eng.ª Cristina Sousa Rocha; Eng.ª Inês Santos; Designer David Camocho.

Carga horária: 14 horas

Horário: das 9:30 às 13:00 e das 14:30 às 18:00.

Custo de participação: 250€, incluindo IVA à taxa legal em vigor.

Condições especiais: Membros da Ordem dos Engenheiros, da Ordem dos Engenheiros Técnicos e da Ordem dos Arquitetos terão um desconto de 10%, sobre o custo de participação. Estudantes, 20% de desconto. Os descontos não são acumuláveis.

Inscrições:

1ª Edição - 27 e 28 de outubro de 2016 (ITeCons, Coimbra)

Inscrições através do formulário de registo.

Observações: O ITeCons e o LNEG reservam o direito de cancelar o curso, caso o número de inscritos seja inferior ao número mínimo previsto (10).

Pesquisar nesta área