Palestra "Projeto DEMA – Produção Sustentável de Etanol numa Biorefinaria de Microalgas"

A palestra decorreu a 23 de março de 2017, no Auditório Solar XXI, LNEG - Polo do Lumiar

Orador: Tiago Lopes

Resumo:

A escassez de combustíveis fósseis e as alterações climáticas, além das necessidades energéticas globais atuais, exigem uma procura por alternativas adequadas, tais como os biocombustíveis. As microalgas poderão ser uma alternativa económica para a produção de biocombustíveis, particularmente bioetanol.

No âmbito do projeto europeu DEMA pretende-se desenvolver um processo de cultivo autotrófico de uma estirpe de cianobactérias que produza directamente bioetanol drop-in a custos competitivos e com um balanço energético positivo. O cultivo das microalgas é realizado em fotobioreatores de vidro, num meio nutritivo líquido e usando CO2 como fonte de carbono.

Recorrendo a softwares de simulação de processos (SuperPro Designer) e de Análise de Ciclo de Vida (SimaPro) pretende-se avaliar a viabilidade económica e sustentável de uma biorefinaria de microalgas, que produza não só biocombustíveis alternativos (bioetanol) mas também produtos de valor acrescentado (como por exemplo, zeaxantina).  

Nota biográfica:

Tiago Lopes é licenciado e mestre em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, tendo concluído a sua tese de doutoramento em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química no âmbito do Programa EngIQ em parceria com a Galp (Petróleos de Portugal, S.A.) em 2014 com o título "Desenvolvimento de catalisadores sólidos para alquilação de isobutano e trans-2-buteno", pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Atualmente é investigador de pós-doutoramento, na Unidade de Bioenergia, no projeto FP7 DEMA – Direct Ethanol from MicroAlgae na área de modelação e simulação de processos e análise de ciclo de vida (ACV), tendo participações noutros projetos da UB na área de sustentabilidade. Tem como principais interesses de investigação as áreas de biocombustíveis, biorefinarias, design e optimização de processos e sustentabilidade.

Destinatários:

Investigadores, técnicos e todos os interessados nesta temática.

Data e hora:

23 de março de 2017 das 11:00h às 12:00h.

Localização

Pesquisar nesta área