Palestra "Apresentação do Projeto OffshorePlan - Planeamento do Aproveitamento das Energias Renováveis Offshore em Portugal"

A palestra foi adiada para data a indicar

Oradoras: Ana Estanqueiro e Teresa Simões

Resumo:

Nesta ação pretende-se apresentar o projeto OffshorePlan - Planeamento do Aproveitamento das Energias Renováveis Offshore em Portugal, e os seus objetivos principais bem como o plano metodológico que o LNEG implementará para cumprimento dos mesmos.

Os trabalhos a desenvolver enquadram-se na linha de investigação e desenvolvimento seguida pelo LNEG nos últimos anos na área das energias renováveis offshore, pretendendo-se criar ferramentas de planeamento otimizado para o sector que: i) permitam às entidades licenciadoras identificar os locais que apresentam maior benefício para a economia nacional, numa perspetiva de minimização dos reforços da rede elétrica e proximidade entre a geração de energia e os grandes centros consumidores (e.g. áreas urbanas); e ii) possibilite aos investidores conhecerem antecipadamente as áreas marítimas e tecnologias que lhes garantam uma rápida e segura recuperação do investimento, bem como identificar oportunidades de negócio para as empresas nacionais ao longo da cadeia de valor.  

Notas biográficas:

Ana Estanqueiro nasceu em Coimbra, em 1963. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Ramo Energia) no Instituto Superior Técnico (IST/UTL) em 1986, onde também fez o seu Mestrado e Doutoramento em Engenharia Mecânica, respectivamente em 1991 e 1997. É Investigadora na área de Energia Eólica no Laboratório Nacional Energia e Geologia - LNEG (ex-INETI/LNETI) desde 1987, sendo atualmente Coordenadora da Unidade de Análise Energética e Redes.

Beneficiando da formação eléctrica e mecânica, os seus interesses científicos são vastos no domínio da Energia Eólica, com especial incidência na integração na rede eléctrica de produção renovável variável no tempo,​​ no planeamento do desenvolvimento de sistemas com elevada penetração eólica, modelação dinâmica de centrais eólicas e desenvolvimento de metodologias de gestão de sistemas electroprodutores com elevada penetração ​​eólica​​.

É Professora Convidada no Mestrado de Engenharia de Energia e Ambiente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - FCUL, onde lecciona Redes de Distribuição de Energia e Energia Eólica.

Foi Chair e Vice-Chair do Acordo de Implementação de Energia Eólica da Agência Internacional de Energia – IA IEA Wind, de 2004 a 2008 sendo actualmente representante portuguesa no Comité Executivo deste organismo, Presidente do IEP/IEC CTE88 - Turbinas eólicas, Representante Portuguesa na Iniciativa Industrial Europeia-Energia Eólica do SetPlan (EII-Wind) e na EERA - Wind.

É autora de mais de 160 artigos publicados em revistas científicas e actas de conferências internacionais nas suas áreas de especialidade.

Teresa Simões é doutorada em Energia e Ambiente com especialidade em Energia e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa desde Março de 2015. Tem um Mestrado em Ciências e Engenharia da Terra desde Junho de 2004 e é Licenciada em Ciências Geofísicas na área da Meteorologia e Oceanografia desde 1999, ambos os graus obtidos na mesma Universidade.

É Bolseira de Investigação do LNEG desde 1998 na área da Energia Eólica tendo-se dedicado ao estudo de metodologias de avaliação do potencial eólico em terrenos complexos e ao desenvolvimento de Bases de Dados do Potencial Eólico, tendo desenvolvido a primeira base de dados de locais com elevado potencial eólico em Portugal continental – EOLOS em 2000.

Desde 2004 tem também tido actividade de investigação na área do planeamento de energias renováveis quer em ambientes complexos quer em ambientes urbanos tendo como base técnicas de Informação Geográfica em plataformas SIG, área em que desenvolveu o seu trabalho de investigação para a obtenção dos graus de Mestre e Doutor.

Foi Membro da plataforma tecnológica TPWind – WG1 – Wind Conditions entre Maio de 2014 e Outubro de 2015. Desde 2015 é membro do Working Group 1 - Wind Simulation and Built Environment Wind Energy Technology da TUD COST Action TU1304 – Wind energy technology reconsideration to enhance the concept of smart cities.

Teve participação em diversos projectos Nacionais e Europeus entre os quais se destacam: ESFRI WindScanner; FP7 Norsewind and FCT Roadmap WW, sendo actualmente membro da equipa do LNEG no projecto ERANET+/FCT NEWA – New European Wind Atlas.

Destinatários:

Investigadores, Técnicos, Bolseiros LNEG (e Alunos de Mestrado) com interesse na área da Energia dos Oceanos, Planeamento do Espaço Marítimo e aproveitamento da fileira económica do Mar. Empresas do setor eólico offshore e das ondas, e público em geral.

Data e hora:

Data a indicar das 16:30h às 17:30h.

Localização

Pesquisar nesta área