Palestra "Como conceber um Sistema Eléctrico 100% Renovável até 2030?"

A palestra realizou-se a 30 de março de 2017, no Auditório Solar XXI, LNEG - Polo do Lumiar

Oradora: Ana Estanqueiro

Resumo:

Nesta palestra foram apresentados conceitos como geração renovável variável no tempo (VRE), redes activas (ou "inteligentes"), agregadores, controlo de VRE e fontes de flexibilidade adicional, e.g. gestão automática do consumo e armazenamento distribuído de energia.

A apresentação abordou as necessidades de transformação das infraestruturas e metodologias com vista à operação de um sistema "near 100% renewable" em 2030.

Nota biográfica:

Ana Estanqueiro nasceu em Coimbra, em 1963. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Ramo Energia) no Instituto Superior Técnico (IST/UTL) em 1986, onde também fez o seu Mestrado e Doutoramento em Engenharia Mecânica, respectivamente em 1991 e 1997. É Investigadora na área de Energia Eólica no Laboratório Nacional Energia e Geologia - LNEG (ex-INETI/LNETI) desde 1987, sendo atualmente Coordenadora da Unidade de Análise Energética e Redes.

Beneficiando da formação eléctrica e mecânica, os seus interesses científicos são vastos no domínio da Energia Eólica, com especial incidência na integração na rede eléctrica de produção renovável variável no tempo,​​ no planeamento do desenvolvimento de sistemas com elevada penetração eólica, modelação dinâmica de centrais eólicas e desenvolvimento de metodologias de gestão de sistemas electroprodutores com elevada penetração ​​eólica​​.

É Professora Convidada no Mestrado de Engenharia de Energia e Ambiente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - FCUL, onde lecciona Redes de Distribuição de Energia e Energia Eólica.

Foi Chair e Vice-Chair do Acordo de Implementação de Energia Eólica da Agência Internacional de Energia – IA IEA Wind, de 2004 a 2008 sendo actualmente representante portuguesa no Comité Executivo deste organismo, Presidente do IEP/IEC CTE88 - Turbinas eólicas, Representante Portuguesa na Iniciativa Industrial Europeia-Energia Eólica do SetPlan (EII-Wind) e na EERA - Wind.

É autora de mais de 160 artigos publicados em revistas científicas e actas de conferências internacionais nas suas áreas de especialidade.

Destinatários:

Investigadores, Técnicos, Bolseiros e Alunos (de Mestrado) com interesse na área das energias renováveis, planeamento de sistemas eléctricos e smart grids. Empresas do setor renovável, comercializadores de energia, agregadores, TICs, e público em geral.

Data e hora:

30 de março de 2017 das 16:30h às 17:30h.

Localização

Pesquisar nesta área