Palestra "Sísmica de reflexão e modelação aplicada ao estudo de falhas ativas"

A palestra foi adiada para data a indicar

Oradores: João Carvalho e Daniela Alves

Resumo:

A deteção e estudo de falhas geológicas em sedimentos recentes é importante de forma a confirmar a sua atividade e proceder à sua caracterização, nomeadamente a estimativa da magnitude dos sismos máximo expectável e o período de retorno são dois exemplos. No entanto, a falta de afloramentos e os baixos slip-rates de cada segmento de falha levam à necessidade de aplicação de métodos geofísicos. Nesta palestra apresentam-se exemplos de aplicação dos métodos de sísmica de reflexão com ondas S e de modelação elástica 2D ao estudo das falhas de Vila Franca de Xira e Azambuja sob a cobertura aluvionar .

Notas biográficas:

João Carvalho possui os graus de Mestre em Ciências Geofísicas e o Doutoramento em Física, ambos na Especialidade de Geofísica Interna pela Universidade de Lisboa. Desde 2013 é Investigador Auxiliar no LNEG onde tem efectuado o desenvolvimento e aplicação de métodos sísmicos a problemas de Recursos Naturais, Geotecnia, Hidrogeologia, Geotermia e Neotectónica, entre outros. Participou em mais de 30 projetos de investigação científica, tendo sido Investigador Reponsável de 1 projeto internacional, e Investigador Principal do LNEG em outros 5 projetos. Orientou e foi júri de diversas teses de mestrado, doutoramento e pós-doutoramentos, tendo publicado mais de 25 artigos em jornais com revisão científica e mais de 100 comunicações orais e escritas em encontros científicos nacionais e internacionais.

Daniela Alves é licenciada em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica e mestre em Ciências Geofísicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Em 2011 colaborou pela primeira vez com o LNEG na área da Interferometria Sísmica e, desde 2013, no projecto ATESTA – "Active Tectonics and Earthquake Scenarios for the Lower Tagus Valley". Actualmente encontra-se no projecto PLANAGEO trabalhando com métodos potenciais e radiométricos.

Destinatários:

Academia, Protecção Civil, Câmaras Municipais e público em geral.

Localização


Subscrever a Newsletter do LNEG

Pesquisar nesta área