Palestra "Projeto SMIBIO: Estratégias para o Desenvolvimento de Biorrefinarias Integradas de Pequena Escala"

A palestra realizou-se a 13 de julho de 2017, no Auditório Solar XXI, LNEG - Polo do Lumiar

Oradora: Florbela Carvalheiro

Resumo:

O objetivo deste projeto consiste no estudo técnico-económico e de sustentabilidade ambiental, de biorrefinarias integradas de pequena escala capazes de processar diferentes tipos de biomassa produzida num curto raio em zonas rural e pequenas áreas urbanas, tanto nos países da Europa como da América Latina.  

Nota biográfica:

Florbela Carvalheiro é Licenciada em Engenharia Biológica (Universidade do Minho), Mestre em Ciência Tecnologia de Alimentos e Doutorada em Engenharia Agro-Industrial (Universidade Técnica de Lisboa).

Iniciou os seus trabalhos de investigação na Unidade de Biotecnologia do LNETI (ex-INETI) e em 1998 integrou a equipa da Unidade de Fisiologia Microbiana do ex-INETI, tendo estado envolvida em diferentes atividades de I&D relacionados com a valorização da biomassa lenhocelulósica.

Atualmente é Investigadora Auxiliar na Unidade de Bioenergia do LNEG e foi Coordenadora do Programa de Desconstrução Biomassa (2009-2017) na mesma Unidade.

As suas atividades de I&D têm estado focadas no domínio da bioenergia, particularmente em processos de pré-tratamento/fracionamento da biomassa vegetal, com o objetivo de aproveitamento integrado numa perspetiva de biorrefinaria. Em particular, os seus interesses de investigação estão relacionados com a valorização das hemiceluloses e da lenhina.

É sócia fundadora da SIADEB-Sociedade Ibero-Americana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias e membro do Conselho Fiscal da mesma sociedade.

Inscrições:

As inscrições são gratuitas mas sujeitas a confirmação. Inscreva-se aqui.

Destinatários:

Investigadores, técnicos e todos os interessados nesta temática.

Data e hora:

13 de julho de 2017 das 11:00h às 12:00h.

Localização

Pesquisar nesta área