Palestra "Projeto CONVERTE: Objetivos e Resultados já Obtidos"

A Palestra ocorreu a 27 de novembro de 2017 no Auditório Solar XXI, LNEG - Polo do Lumiar

Oradores: Patrícia Moura, Alberto Reis e Jorge Alexandre  

Resumo:

Nesta ação pretendeu-se apresentar o projeto "CONVERTE – Potencial biomássico para energia" (POSEUR – 01-1001-FC-000001), cofinanciado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), através do Portugal 2020 e do Fundo de Coesão. Foram apresentadas as linhas principais e os objetivos do projeto, o seu enquadramento numa estratégia alargada de exploração de biomassa residual endógena, e os principais avanços já realizados.

Os trabalhos a desenvolver no âmbito do CONVERTE enquadram-se numa linha de investigação e desenvolvimento seguida pelo LNEG nos últimos anos, de produção de energia da biomassa e utilização de recursos endógenos, de acordo com critérios de sustentabilidade atuais definidos por Diretivas Europeias.  

Notas biográficas:

Patrícia Moura, doutorada em Engenharia Agro-Industrial em 2007, é investigadora auxiliar da Unidade de Bioenergia do LNEG. Tem experiência em microbiologia de bactérias anaeróbias e processos de fermentação em anóxia, conversão bioquímica de subprodutos lenhocelulósicos, resíduos orgânicos e biomassa de microalgas, e na produção de vetores energéticos em contexto de biorrefinaria.
Participou em vários projetos nacionais e internacionais relacionados com a temática da biomassa, bioenergia e biorrefinarias, como o PROETANOL 2G - Integration of Biology and Engineering into an Economical and Energy Efficient 2GBioethanol Biorefinery (FP7), ESIBITS - Avaliação de sustentabilidade da produção industrial de biohidrogénio a partir de microalgas, e integração em sistemas de transporte de táxi/autocarro (FCT), e mais recentemente o AMBITION - Advanced biofuel production with energy system integration (H2020) e o CONVERTE – Potencial biomássico para energia (POSEUR).

Alberto Reis é Engenheiro Químico (IST, 1987), Mestre e Doutorado em Engenharia Bioquímica (IST, 1991 e 2001, respetivamente) e realizou estudos Pós-Doutorais na Universidade de Birmingham (Reino Unido) em 2002, 2003 e 2006. Atualmente é Investigador Auxiliar na Unidade de Bioenergia e Coordenador Adjunto da mesma Unidade no Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) em Lisboa. Membro de equipa (e em certos casos Investigador Responsável/Coordenador) de vários projetos nacionais e internacionais e redes temáticas em Bioenergia. A sua atividade de investigação tem-se inserido nas áreas da Engenharia Bioquímica, sendo o domínio de especialização em processos de produção de biomassa microbiana (microalgas, leveduras, bactérias) em fermentadores e fotobioreatores, problemas de transferência de massa, em especial, do oxigénio e estudos de ampliação de escala (scale-up). O fracionamento da biomassa e valorização das diferentes frações, numa perspetiva de biorrefinaria, para a obtenção de biocombustíveis avançados é um dos seus grandes objetivos.
Autor ou co-autor de mais de 70 artigos internacionais com arbitragem.

Jorge Alexandre tem o mestrado em Gestão e Qualidade de Materiais pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa, em 2002. É licenciado em Design de Equipamento pela Escola de Belas Artes de Lisboa, em 1989.
Atualmente é investigador auxiliar na Unidade de Energias Renováveis e Integração de Sistemas (UER) e desde 1990 que tem participado em projetos nacionais e internacionais no âmbito da aplicação da Análise do Valor, Análise Funcional, Caderno de Encargos Funcional, Desdobramento da Função Qualidade, Ergonomia e Design Industrial, Ecodesign, Avaliação do Ciclo de Vida e Economia Circular. Nos últimos anos tem focalizado a sua investigação no estudo do potencial de interligação entre a Gestão pelo Valor, o Design Industrial e o Desenvolvimento Sustentável no desenvolvimento de produtos e processos inovadores, nomeadamente na vertente da melhoria do desempenho industrial sustentável, com recurso ao conceito de Valor e à Análise Funcional.

Destinatários:

Investigadores, Técnicos, Bolseiros, Estagiários e público em geral.

Data e hora:

27 de novembro de 2017.

Localização
 

co-financiado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), através do Portugal 2020 e do Fundo de Coesão

Pesquisar nesta área