Palestra "O que são competências “Verdes”? O perfil do formador em competências “Verdes” na indústria da construção em Portugal"

A Palestra realizou-se dia 27 de junho de 2018, no auditório do Edifício Solar XXI, Campus do Lumiar.


Oradoras: Ana Paula Duarte (LNEG) e Maria João Ramalheiro (CENFIC)
 

Resumo:

Esta apresentação pretendeu não só fazer um breve resumo do projeto BuS.Trainers, como descrever a conceção, execução e os principais resultados obtidos na elaboração do perfil do formador em competências “Verdes” em Portugal, no contexto do projeto europeu BuS.Trainers. Destinou-se aos formadores que exercem atividade formativa na indústria da construção civil nas temáticas de Eficiência Energética e Fontes de Energia Renováveis. Foi ainda apresentado a importância do envolvimento dos stakeholders como Membros da Aliança no sentido de contribuir para a disseminação, impacte final e implementação efetiva do projeto.
 

Nota biográfica:

Ana Paula Duarte - Investigadora Auxiliar do LNEG na Unidade  de Energias Renováveis e Integração de Sistemas de Energia (UER).

Especialista em sustentabilidade, nomeadamente em construção sustentável e em formação profissional para a sustentabilidade na indústria da construção.

Tem experiência na elaboração de candidaturas, coordenação e participação em projetos nacionais e internacionais. Possui diversas publicações na área da sustentabilidade, incluindo artigos científicos. Atualmente é a responsável por parte do LNEG no projeto Europeu “BuS.Trainers – Building up green Skills for Trainers from the Construction Industry”, financiado pelo Programa ERASMUS +, Sector Skills Alliances, de que o LNEG é parceiro.


Maria João Ramalheiro – Técnica Superior no CENFIC na Direção de Serviços de Certificação de Competências e Qualidade

Especialista em desenvolvimento de conteúdos técnicos e pedagógicos para Formação nas áreas de atuação preferenciais da formação de formadores, Sistemas de Gestão da Qualidade e pedagogia do elearning.

Com 20 anos de experiência na Educação e Formação, integra os quadros do CENFIC, onde colabora na Certificação de Competências, Gestão de redes sociais institucionais e criação de conteúdos de divulgação. Experiência na manutenção, atualização e auditoria interna de Sistemas de Gestão da Qualidade. Colaboração em diversos projetos internacionais, participando atualmente no projeto Europeu “BuS.Trainers – Building up green Skills for Trainers from the Construction Industry”, financiado pelo Programa ERASMUS +, Sector Skills Alliances, de que o CENFIC é parceiro.
 

Destinatários:

Engenheiros, arquitetos, investigadores, empresários, centros de formação profissional

Data e hora:

27 de junho de 2018.

Localização

Pesquisar nesta área