Palestra "Misturas de sais fundidos utilizadas no armazenamento de energia solar térmica: propriedades e estabilidade"

A Palestra realiza-se no dia 1 de outubro de 2018, no auditório do Edifício Solar XXI, Campus do Lumiar.

Oradores: Carlos Nogueira e Fátima Pedrosa

Resumo:

O desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia térmica é fundamental para a implementação de tecnologias de conversão de energia para produção de eletricidade (CSP) e também para a gestão de calor em ambiente industrial. Os sais fundidos, nomeadamente as misturas de nitratos de metais alcalinos/alcalino-terrosos, são um exemplo de fluídos utilizados em armazenamento de calor sensível. O desenvolvimento de misturas com elevada densidade de energia, baixo ponto de fusão e estabilidade térmica/química é fundamental para o bom desempenho das centrais de armazenamento. Nesta palestra pretende-se apresentar as principais misturas de sais fundidos utilizadas e suas propriedades, bem como as tendências de investigação neste domínio, incluindo os estudos que têm sido realizados no LNEG.

Notas biográficas:

Carlos Nogueira é licenciado em Engenharia Química e doutorado em Engenharia de Materiais pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e é investigador do LNEG na Unidade de Energias Renováveis e Integração de Sistemas de Energia. Desde há mais de 20 anos que realiza trabalhos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico nas áreas de Caracterização de Materiais e Metalurgia Química, e mais recentemente também na área do armazenamento de energia, nomeadamente no desenvolvimento de sais fundidos utilizados em armazenamento térmico.

Fátima Pedrosa, licenciada em Química Tecnológica (FCUL) e doutorada em Engenharia Ambiental (IST, Lisboa). Trabalha em investigação há 18 anos no LNEG / INETI nas áreas de metalurgia química, caracterização de materiais e controle analítico de processos. Mais recentemente tem desenvolvido trabalho laboratorial na área de armazenamento de energia térmica usando tecnologia de sais fundidos, focado a sua pesquisa na estabilidade térmica e caracterização (TG, DTA, DSC, XRD) de misturas de sais de nitrato.

Inscrições:

As inscrições são gratuitas mas sujeitas a confirmação. Inscreva-se aqui.

Destinatários:

Investigadores e técnicos, da Administração Pública e de empresas, interessados no tema da energia solar concentrada.

Data e hora:

1 de outubro de 2018 às 16:00h.

Localização

 

 

Pesquisar nesta área