Palestra "Da Matéria Orgânica ao Biogás: o Desempenho de um Digestor Anaeróbio Híbrido"

A Palestra realiza-se no dia 28 de novembro de 2018, no auditório do Edifício Solar XXI, Campus do Lumiar.

Oradores: Isabel Paula Marques e Ana Eusébio

Resumo:

Toda a matéria orgânica é suscetível de ser digerida em condições anaeróbias e resultar na obtenção de um vetor gasoso portador de energia (biogás/metano) e num fluxo digerido de valor agrícola. O processo em causa é vulgarmente designado por digestão anaeróbia. A presente palestra terá como alvo os estudos de digestão anaeróbia realizados em reatores de leito fixo, em particular, no digestor anaeróbio híbrido que foi concebido e operado no LNEG.

Notas biográficas:

Isabel Paula Marques é formada em Engenharia Agronómica (ISA) e doutorada em Biotecnologia (IST, 2000). Como Investigadora Auxiliar na Unidade de Bioenergia do LNEG, tem desenvolvido atividade na área da digestão anaeróbia com vista à valorização energética de efluentes agroindustriais, nomeadamente os tóxicos e recalcitrantes (e.g. efluentes dos lagares de azeite), tendo testado várias metodologias de forma a evitar problemas operacionais e tornar mais simples e barata a instalação e a operação da unidade. Tem experiência em instalações em escala industrial (Portugal, França e Espanha), tendo concebido vários digestores anaeróbios à escala laboratorial. Participou na realização de capítulos de livros, artigos em revistas com refere, publicações em reuniões de conferências científicas e em comunicações orais por convite. Tem coordenado/participado em diversos projetos, sido revisora em revistas científicas internacionais e tem orientado trabalhos de diversos níveis académicos: formação técnica, licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento.

Ana Eusébio é Bióloga e doutorada em Microbiologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 2009. Atualmente, é Investigadora Auxiliar na Unidade de Bioenergia do LNEG, e responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular. Tem adquirido experiência científica em vários projetos nacionais e internacionais, nomeadamente na avaliação da biodiversidade e dinâmica de populações microbianas em sistemas de tratamento de efluentes agroindustriais, e na valorização de resíduos orgânicos para a produção de biomoléculas e biogás/biometano através de digestão anaeróbia, com respetiva caracterização do microbioma.

Inscrições:

As inscrições são gratuitas mas sujeitas a confirmação. Inscreva-se aqui.

Destinatários:

Investigadores, Técnicos e Público em geral

Data e hora:

28 de novembro de 2018 às 11:00h.

Localização

Pesquisar nesta área