Palestra "A interpretação de diagrafias em hidrogeologia: uma ferramenta fundamental para o sucesso da construção de captações de água"

A Palestra realizou-se a 7 de março de 2019, no Auditório Carlos Ribeiro, Campus do LNEG em Alfragide

Oradora: Elsa Cristina Ramalho

Resumo:

Desenvolvidas inicialmente pela indústria petrolífera, a sua utilidade em Hidrogeologia é hoje mais que reconhecida na elaboração do projecto de uma captação, na medida em que as diagrafias possibilitam a obtenção de um conjunto de propriedades físicas das formações atravessadas que proporcionam dados fundamentais ao seu sucesso. Desta forma, permitem uma boa estimativa da qualidade química da água nativa a captar, definir a coluna das captações, estimar parâmetros hidráulicos dos aquíferos ou ainda identificar fraturas em rochas cristalinas e proceder a identificações e correlações litológicas entre diferentes furos, obtendo maiores rendimentos com menores custos. Consoante as sondas utilizadas, as diagrafias poderão ser aplicadas em furos entubados ou em open-hole. Em cada caso, as informações passíveis de ser obtidas variam consoante a situação do furo e os equipamentos e verbas disponíveis. A presente palestra pretende mostrar aos técnicos ligados à hidrogeologia e outros, que a utilização de diagrafias permite tirar o melhor partido possível da informação adquirida ou já existente e, assim, melhorar o conhecimento geológico e hidrogeológico de dada região.

Nota biográfica:

Elsa Cristina Ramalho é doutorada em Geociências pela Universidade de Aveiro (2013), desenvolve desde 1994 no IGM/INETI/LNEG actividade de I&D atualmente como Investigadora Auxiliar. O seu trabalho incide fundamentalmente em geofísica superficial e de profundidade aplicada aos recursos minerais, águas subterrâneas e ambiente, através da utilização de métodos eléctricos, radiométricos, magnéticos e diagrafias e em geotermia superficial e profunda. Participou e/ou coordenou > 30 projetos de investigação com financiamento europeu, nacional ou de missão e > 30 ATT. É autora e/ou co-autora de 1 livro, 7 capítulos de livros, cerca de 30 artigos em revistas de circulação internacional (das quais 21 ISI), > 60 extended abstracts, > 40 comunicações em congressos e > 100 relatórios técnico-científicos. Colaborou de várias formas em cerca de 30 organizações de eventos, alguns contendo o desenvolvimento de materiais didáticos (Ciência Viva) e é convidada frequente para palestras. Coordena bolsas, estágios de licenciatura, mestrados e doutoramentos. Pertence à atual Comissão Executiva e Editorial das Comunicações Geológicas, foi editora da Newsletter da PPGS e foi Prof. Convidada da FCUL. É representante do LNEG nas redes internacionais de investigação Alcuenet, COST e de formação (Geotrainet). É Vogal da Secção de Geologia do CC do LNEG.

Destinatários:

Empresários do sector da pesquisa de águas, geólogos, hidrogeólogos, geofísicos, engenheiros do ambiente, alunos universitários destes cursos.

Data e hora:

7 de março de 2019 às 16h00.

Localização

Pesquisar nesta área