Palestra "Thermoelectric materials for a sustainable development"

A Palestra realiza-se no dia 18 de março de 2019, pelas 16h00, no auditório do Edifício Solar XXI, Campus do Lumiar.

Oradores:  António Pereira Gonçalves (C2TN) / Filipe Neves (UER) 

Resumo:

Thermoelectric materials can directly convert heat into electricity and vice-versa, having a huge potential to recover waste heat. However, to better contribute for a more sustainable development they should be environment friendly. We will start this talk by giving some basics on thermoelectrics. In a second part, recent results on novel thermoelectric materials will be presented.

Notas biográficas:

António Pereira Gonçalves é Investigador Coordenador do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares do Instituto Superior Técnico (IST). O seu trabalho foca-se na investigação de compostos de urânio, para estudos fundamentais e aplicados, e de materiais e sistemas termoelétricos, para o arrefecimento e aproveitamento de calor perdido. Publicou mais de 200 artigos científicos internacionais, tendo apresentado ou colaborado em mais de 300 comunicações científicas. Desde 2017 que é o Coordenador da Plataforma de Nanotecnologia e Materiais do IST.

Filipe Neves é doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade de Coimbra (2005), é atualmente bolseiro de Pós-Doutoramento na Unidade de Energias Renováveis e Integração de Sistemas de Energia do LNEG. As suas atividades de investigação incluem a síntese de semicondutores calcogênios (baseados em materiais abundantes e de baixa toxicidade) para o desenvolvimento de materiais termoelétricos e de células solares de filmes finos. Participou como membro de equipa em vários projetos nacionais e internacionais. Presentemente é Investigador Responsável do projeto "Recursos Locais para Aplicações Multifuncionais de Captação de Energia com base em Tetraedrite - LocalEnergy" (PTDC/EAM-PEC/29905/2017).

Inscrições:

As inscrições são gratuitas mas sujeitas a confirmação. Inscreva-se aqui.

Destinatários:

Investigadores, técnicos, empresas, interessados no tema do desenvolvimento de sistemas energéticos sustentáveis.

Data e hora:

18 de março de 2019 às 16h00.

Localização

Pesquisar nesta área