Palestra "Recursos Locais para Aplicações Multifuncionais de Captação de Energia com base em Tetraedrite"

A Palestra realiza-se a 21 de maio de 2019, no auditório do Edifício Solar XXI, Campus do Lumiar.

Orador: Filipe Neves

Resumo:

Apresentação do projeto "LocalEnergy" cujas atividades de investigação se centram no desenvolvimento de novos e eficientes materiais termoeléctricos e fotovoltaicos baseados na tetraedrite, mineral de sulfureto de cobre e antimónio constituído por elementos abundantes e de baixa toxicidade. Especificamente, o projeto "LocalEnergy" aborda o uso de tetraedrites naturais e sintéticas para aplicações termoeléctricas e de materiais à base de tetraedrite sintética como novos absorsores solares para aplicações fotovoltaicas, visando explorar dois importantes recursos endógenos, energia solar e minerais.

Nota biográfica:

Filipe Neves é doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade de Coimbra (2005), é atualmente bolseiro de Pós-Doutoramento na Unidade de Energias Renováveis e Integração de Sistemas de Energia do LNEG. As suas atividades de investigação incluem a síntese de semicondutores calcogênios (baseados em materiais abundantes e de baixa toxicidade) para o desenvolvimento de materiais termoelétricos e de células solares de filmes finos. Participou como membro de equipa em vários projetos nacionais e internacionais. Presentemente é Investigador Responsável do projeto "Recursos Locais para Aplicações Multifuncionais de Captação de Energia com base em Tetraedrite - LocalEnergy" (PTDC/EAM-PEC/29905/2017).

Destinatários:

Investigadores, técnicos, empresas, interessados no tema do desenvolvimento de sistemas energéticos sustentáveis.

Inscrições:

As inscrições são gratuitas mas sujeitas a confirmação. Inscreva-se aqui.

Data e hora:

21 de maio de 2019 às 16h00.

Localização
 


Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/EAM-PEC/29905/2017.

Pesquisar nesta área