Palestra "A Ciência em Tintin na Lua"

A Palestra realiza-se a 22 de maio de 2019, no auditório do Edifício Solar XXI, Campus do Lumiar.

Orador: João Mascarenhas

Resumo:

"Ce qui est admirable, ce n’est pas que le champ des étoiles soit si vaste, c’est que l’homme l’ait mesuré. Anatole France (1844-1904)"
Aquando da elaboração da obra "On a Marché sur la Lune", Hergé (George Rémi-1907-1983), fez-se secundar de alguns cientistas, que no pós-2ª Guerra Mundial detinham não apenas o conhecimento da ciência envolvente, mas também a visão de como viriam a ser as viagens espaciais. Esta é talvez a obra de Banda Desenhada que mais cientificidade terá na sua génese, nomeadamente no que concerne à Ciência de Materiais e também à Energia, o que muitas vezes escapa ao leitor menos atento. Na presente palestra serão apresentados factos e dados que ilustram e explicam essa cientificidade, no ano em que se comemoram os 90 anos de Tintin e os 50 anos da chegada do Homem à Lua.

Nota biográfica:

João Mascarenhas é Licenciado em Engenharia Mecânica (Universidade de Coimbra), Mestre em Ciências da Engenharia Mecânica (Universidade de Coimbra) e Doutorado em Engenharia Mecânica e Materiais (Universidade de Bradford, R.U.). É Investigador Auxiliar do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P., onde exerce atividade desde 1990. É especialista nas áreas de Pulverometalurgia, Prototipagem Rápida, Tratamentos Térmicos e processamento de materiais por Radiação Micro-ondas, tendo também colaborado nas áreas de marketing e promoção da inovação. Atualmente desenvolve trabalho na área de Energia Fotovoltaica, na Unidade de Energias Renováveis do LNEG. É também entusiasta de Banda Desenhada, área onde tem editado vários livros. Tem utilizado a Banda Desenhada para promover a Ciência, e sempre que possível também traz a Ciência para o seio da Banda Desenhada.

Destinatários:

Público em geral, estudantes e cientistas.

Inscrições:

As inscrições são gratuitas mas sujeitas a confirmação. Inscreva-se aqui.

Data e hora:

22 de maio de 2019 às 16h00.

Localização

Pesquisar nesta área