Portugal presente na World Future Energy Summit 2011

Teresa Ponce de Leão, Presidente do Laboratório de Energia e Geologia (LNEG), integrou a delegação portuguesa que participou na Cimeira onde foram debatidas soluções sustentáveis para uma economia livre de carbono.

No contexto da participação da presidente do LNEG na World Future Energy Summit 2011, Teresa Ponce de Leão foi convidada a visitar Masdar, a cidade que aspira ser a primeira cidade isenta de carbono.

Masdar City está actualmente em fase de construção e irá albergar, para além de várias empresas tecnológicas, a Masdar Institute of Science and Technology, uma Universidade com investigação de topo, fonte de inovação, tecnologias e I&D. Esta iniciativa está feita em cooperação com o MIT e ainda o Imperial College e a Universidade de Massachusets. 

Masdar tem muito a ganhar com experiências bem sucedidas a nível mundial. No caso do LNEG ficaram abertas as portas para colaboração futura. A presidente do LNEG participou igualmente no 2º Fórum da EU-GCC Clean Energy Network, um mecanismo para o desenvolvimento de acções concretas, entre os países Europeus e os Conselho dos países do Golfo, com vista a uma sociedade de baixo teor de carbono.

Nesta reunião ficou claro que a cooperação deve incidir em acções concretas que respeitem e se aplicam às especificidades das regiões.

 

Notícias de Imprensa:

in www.cienciapt.net, 21-01-2011, Portugal presente na World Future Energy Summit 2011

Pesquisar nesta área