Reunião Semestral do Projecto: IEA Wind Task 25 - Design and operation of power systems with large amounts of wind power

Dias 21 e 22 de Setembro no LNEG

IEA Wind Task 25 - Design and operation of power systems with large amounts of wind power

Este projecto de investigação do acordo de implementação em Energia Eólica da Agência Internacional de Energia iniciou-se em 2006 e tem como objectivo recolher e fornecer informações que facilitem uma penetração elevada e economicamente viável de Energia Eólica em todo o mundo.

Esta tarefa é cumprida através da análise de dados de operação de sistemas electroprodutores de vários países e do desenvolvimento de novas metodologias de avaliação do impacto da energia eólica nos sistemas de potência. A tarefa tem estabelecido um fórum internacional para troca de experiências relacionadas com a operação de sistemas electroprodutores com elevada produção eólica, como é o caso de Portugal.

O desafio é partilhar os métodos desenvolvidos pelos diferentes grupos de investigação com os operadores do sistema e sistematizar a caracterização técnica do impacto da integração eólico em larga escala nos sistemas electroprodutores.

Os estudos abordam diferentes aspectos da operação do sistema de energia: os requisitos de reserva, regulação e eficiência da produção, o “capacity credit” da energia eólica, a utilização eficiente da capacidade de transmissão existente e os requisitos para novos investimentos na rede, pontos de estrangulamento, o comércio transfronteiriço e problemas de estabilidade do sistema.

Abordam-se igualmente as tecnologias (eólica e outras) que permitem aumentar penetração eólica sem degradar a qualidade do sistema: controlo de parques eólicos e procedimentos operacionais; avaliação dinâmica da capacidade das linhas de transporte, sistemas de armazenamento, gestão da procura (DSM), etc.

A IEA Wind tem como agente operador a VTT (Finlândia) e como participantes: LNEG (PT) em representação do grupo nacional formado pela REN, INESC-Porto e UTL/IST, NREL (USA), TU Delft (NL), RISO (DK), Energienet.dk (DK), Hidro Quebec (Ca), Sintef (NO), Elkraft (NO) Univ. Castilla La Mancha (SP), Inst. Real Tecn.Gotemburgo (S), IWES (G), TERNA (IT), Univ. College Dublin (IE), Imperial College (UK), AIST (JP), UWIG (USA) e EWEA, entre outros.

Pesquisar nesta área