Nesta expedição participaram duas investigadoras do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), Antje Voelker e Ana Cristina Roque.
Em entrevista ao Ciência Hoje, Ana Cristina Roque descreveu o que iria ser efectuado:
"sete furos com uma profundidade de 700 a 3000 metros" e a equipa espera conseguir "penetrar abaixo do fundo marinho à volta dos 450, 750 metros", dependendo dos sítios.
A ideia é "penetrar nos depósitos sedimentares, chamados de contornitos, que são desenvolvidos a sul do Algarve e que são depositados pela corrente de água mediterrânica", explica a investigadora. E continua: "Esta corrente é muito salina e é fundamental perceber como é que actua na margem porque tem uma grande influência no clima actual, assim como no passado. É por causa da água mediterrânica que as praias do Algarve têm uma temperatura superior à das outras praias portuguesas", exemplifica.
Ao conseguir penetrar e amostrar os corpos sedimentares que são formados essencialmente por alternância de areia e argila, os cientistas vão poder "perceber como é que esta corrente variou no passado". Ao perceber isso, também poderão "perceber melhor como é que o clima evolui", uma temática interessante neste momento em que se fala muito de alterações climáticas.
O período de tempo que os investigadores desta expedição esperam conseguir analisar é os "últimos cinco mil milhões de anos de actividade da corrente mediterrânica na margem continental portuguesa".
No total são "mais de 20 investigadores de várias nacionalidades"que vão participar. "Parece as Nações Unidas porque temos americanos, indianos, coreanos, chineses, japoneses e europeus".
Notícias relacionadas:
Em busca dos segredos da terra
In Visao - Principal a 26 de janeiro de 2012
Cientistas revelam que costa portuguesa tem areias que podem ser bons reservatórios de petróleo
In Sol.sapo.pt a 18 de janeiro de 2012
Navio científico termina missão em Lisboa
In Diário de Notícias - Principal a 19 de janeiro de 2012
Navio terminou missão em Lisboa
In www.dn.pt a 18 janeiro de 2012
Professor português em navio de investigação internacional para divulgar trabalho de cientistas no mar
In pt.msn.com a 17 de janeiro de 2012
Furando o fundo do mar, atrás da corrente que vem do Mediterrâneo
In Público - P2 a 21 de Novembro de 2011
Cientista portuguesa participa em expedição num "navio mítico"
In www.cienciahoje.pt a 18 de Novembro de 2011