OERN apresenta quatro novos projectos

O Provedor do Engenheiro, o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Empregabilidade, o Gabinete de Formação Contínua e o Clube do Engenheiro são os novos projectos da Ordem dos Engenheiros Região Norte.

 

  Fernando de Almeida Santos
   

A cerimónia de apresentação decorreu, no dia 20 de Dezembro, no Hotel Intercontinental do Porto – Palácio das Cardosas, durante um Jantar Gourmet, com ementa da Engª Civil Lígia Santos, 1ª master Chef de Portugal.

Pretende-se que todas estas iniciativas sejam orientadas por um denominador comum, de Inovação e Valorização da Engenharia Portuguesa, referiu Fernando de Almeida Santos, Presidente do Conselho Directivo da Região Norte. "Queremos fazer mais e melhor", afirmou.

O primeiro projecto apresentado foi o Provedor do Engenheiro, sendo este cargo ocupado pelos Engenheiros Carlos Eugénio Pereira de Brito, Provedor, e Gerardo Sampaio da Silva Saraiva de Menezes, Co-Provedor, ex-presidentes do Conselho Directivo da OERN.

O Provedor do Engenheiro é um elo de ligação entre os Engenheiros e a sociedade sendo representado por pessoa de sólida experiência profissional e reputada credibilidade. 

Foi criado a pensar especificamente nos engenheiros portugueses e, não tendo poderes de decisão, a sua função é a de zelar pelos engenheiros, recebendo críticas, sugestões, reclamações e, agindo sempre em defesa imparcial da comunidade.

Seguiu-se o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Empregabilidade, que ficará a cargo de Teresa Ponce de Leão, Presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, José Baptista Mendonça, da FEUP e INESC, e José Manuel Fernandes, da Frezite, e que terá como linhas gerais de actuação "estimular a Inovação, promover o Empreendedorismo e facilitar a Empregabilidade", anunciou o Presidente da Região Norte da OE. 

O Gabinete de Formação Continua incidirá a sua actuação na formação para o exercício da profissão, formação profissional contínua em áreas gerais do conhecimento, áreas de conhecimento multidisciplinar e conhecimento específico, e a formação de nível pós-graduado.

Este gabinete será assumido por António Machado e Moura, Vice-Presidente do Conselho Directivo da OERN, Helena Carrasco Campos, Delegada-adjunta da Delegação Distrital da OE de Braga, e por Carlos Neves, Director Executivo da OERN. 
Com o Clube do Engenheiro a OERN pretende a promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados, estimulando a convivência social destes e dos seus familiares.

António Cruz e Alexandra Alves, profissionais liberais, e António Almeida Mata, Iperplano, serão os dinamizadores deste clube.

In Notícias do Douro - Principal a 6 de Janeiro de 2012

 

Pesquisar nesta área