LNEG disponibiliza Base de Dados do Museu de Jazigos Minerais Portugueses

O Museu reúne mais de uma centena de coleções representativas dos recursos minerais de todo o território nacional



 

Desde o início da década de 40 do século passado, no âmbito da actividade desenvolvida pelas Instituições que tutelam o Sector da Indústria Extractiva em Portugal, foi-se procedendo à recolha de amostras representativas dos Jazigos Minerais do nosso País e respectivos produtos finais obtidos nas lavarias.

Esses exemplares foram inicialmente expostos na então Circunscrição Mineira do Norte, tendo sido, desde 1963, transferidos para as actuais instalações do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), em S. Mamede de Infesta, ocupando um espaço próprio que designamos por Museu de Jazigos Minerais Portugueses, que tem recebido diversas visitas, desde especialistas e escolas até ao público em geral.

Dado o seu elevado interesse científico e pedagógico, o LNEG tem vindo a realizar o respectivo Inventário, em Base de Dados georreferenciada, de consulta livre, onde  é possível visualizar a informação em mapas e tabelas, e aceder a outras bases de dados, mediante a utilização de ferramentas existentes no Geoportal.

 

Notícias relacionadas:

Museu de Jazigos Minerais Portugueses disponível online

in www.iGOV.org a 21 de março de 2012

Links

Pesquisar nesta área