LNEG participou na Missão Moçambique - Portugal Parceiros para a Energia

Teresa Ponce Leão, Presidente do LNEG, integrou a Comitiva Institucional da Missão

A realização da Missão Empresarial a Moçambique, enquadrou-se no âmbito de desenvolvimento do Projeto "Portugal: Innovating Energy Solutions", cujo objetivo principal é apoiar a internacionalização de PME Portuguesas, que possuam produtos e soluções tecnológicas desenvolvidos no âmbito da eficiência energética e energias renováveis e cujos projetos tenham sido financiados pelo QREN/COMPETE (POFC)

A escolha de Moçambique como um dos países a englobar neste projeto resulta do facto deste País ser, atualmente, no quadro dos designados países emergentes e no grupo dos países dos PALOP, o de maior destaque nos índices de desenvolvimento e um dos que apresenta uma maior estabilidade no que se refere ao ambiente propício à concretização de negócios.

Em termos do Sector Energético, Moçambique tem, ao longo dos últimos anos, definido uma estratégia clara de aposta neste sector, que considera fundamental como alavanca da atividade industrial e como motor do desenvolvimento da comunidade.

Partindo duma situação onde apenas 30% da população beneficia de energia elétrica - 20% pela rede nacional e 10% por utilização de energias renováveis – Moçambique pretende alterar significativamente tal situação, tendo definido, para tal, um conjunto de medidas, de entre as quais merece destaque a aprovação em Maio de 2011 da Estratégia de Desenvolvimento de Energias Novas e Renováveis, com um horizonte de implementação de 15 anos.

Para o desenvolvimento de tal estratégia, Moçambique conta com o apoio de diversas instituições internacionais, quer através de apoio direto em termos de orçamento de estado, quer através do financiamento de projetos específicos em diversas áreas de atividades.

Pelas razões apontadas, pelas oportunidades de colaboração, pelos laços históricos e culturais existentes entre os dois países, pela excelência dos produtos e serviços Portugueses na área de energia e, sobretudo, pela certeza de que os Empresários Portugueses podem efetivamente contribuir para que Moçambique alcance os seus objetivos de desenvolvimento energético, o Projeto "Portugal: Innovating Energy Solutions" teria obrigatoriamente de considerar a presença naquele País.

Os objetivos da Missão Empresarial a Moçambique foram os seguintes:

  1. Apoiar o esforço de internacionalização das Empresas Portuguesas do Sector Energético.
  2. Contribuir para o desenvolvimento das relações comerciais Portugal / Moçambique e, em particular, para o incremento dessa colaboração na área da Energia.
  3. Contribuir para a divulgação do "cluster" Português do sector energético, área onde as empresas Portuguesas têm demonstrado uma elevada capacidade de inovação e de desenvolvimento de projetos internacionais de reconhecido valor e rentabilidade.
  4. Ajudar a rentabilizar os projetos desenvolvidos pela empresa Portuguesas, através da vertente da Internacionalização.

Documentos

Pesquisar nesta área