Carta Europeia do Investigador - LNEG é anfitrião em 2013

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia foi escolhido para acolher, em 2013, o Seminário de Aprendizagem Mútua organizado pela Comissão Europeia, no âmbito da implementação da Carta Europeia do Investigador.

A decisão foi tomada por unanimidade entre os mais de 60 membros de 21 países europeus que participaram no Seminário de Aprendizagem Mútua, que se realizou em Varna, Bulgária, a 21 e 22 de Junho de 2012, e é o resultado dos contactos iniciados pelas representantes do LNEG, o ano passado, em Dublin, junto da Comissária para a Carta Europeia, Dagmar Meyer, e restantes delegados dos diversos países da UE que participaram no evento.

Esta distinção só tinha sido atribuída, até agora, às instituições que já obtiveram o Logo de Excelência.

Após a finalização do relatório de convergência de práticas institucionais com a Carta com base no Questionário elaborado em 2011 e finalizado em 2012, conhecido como a Gap Analysis, respetivo Plano de Ação e sua publicação no portal, o LNEG estará em condições de avançar para o passo seguinte – o reconhecimento da Comissão Europeia e a atribuição do Logo “HR Excellence in Research” à instituição.

Recordo que foi em 28 de Julho de 2010 que o LNEG aderiu aos princípios da Carta Europeia do Investigador e Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores. Assinei a carta de adesão, que se encontra visível no portal Europeu da Euraxess Rights. Até Maio de 2012 já tinham assinado a adesão à Carta mais de 450 organizações de 35 países da UE e outros, representando mais de 1200 universidades, instituições de investigação e agências de financiamento, bem como várias associações de investigadores que representam milhares de investigadores individuais.

O LNEG empenhar-se-á em dinamizar o apoio à Comissão como motor de desenvolvimento de uma rede nacional de sensibilização para adesão à Carta Europeia do Investigador e Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores.

Nesse sentido, foi já lançada a call para o último grupo (4º Cohort) da Human Resources Strategy for Researchers (HRS4R), mecanismo da Comissão Europeia que auxilia as instituições na implementação da Carta. Para mais informações: http://ec.europa.eu/euraxess/rights.
 

Lisboa, julho de 2012

                                                                                  A Presidente do Conselho Diretivo

                                                                                    

                                                                                            Teresa Ponce de Leão

Documentos

Pesquisar nesta área