Carta Europeia do Investigador - LNEG receberá seminário europeu em 2013

O LNEG foi escolhido pela Comissão Europeia para acolher, em 2013, o Seminário de Aprendizagem Mútua, no âmbito da implementação da Carta Europeia do Investigador.

A decisão foi tomada por unanimidade entre os mais de 60 membros de 21 países europeus que participaram no último Seminário de Aprendizagem Mútua e é o resultado dos contactos iniciados pelas representantes do LNEG, no ano passado, em Dublin, junto da Comissária para a Carta Europeia, Dagmar Meyer, e restantes delegados dos diversos países da UE que participaram no evento.

"Esta incumbência, agora atribuída ao LNEG numa matéria que visa fundamentalmente criar condições na Europa para a excelência na investigação e dos investigadores, é uma honra para a nossa instituição" refere a Presidente do LNEG.

Teresa Ponce de Leão ressalva que "o LNEG pauta-se por uma investigação sustentável e virada para a sustentabilidade. Isto significa que o LNEG procura ser responsável económica, ambiental e socialmente em toda a sua atividade. E foi imbuído deste espírito que o LNEG aderiu à Carta Europeia do Investigador."

"Este compromisso, que é de todos nós, será seguramente o passo certo para uma melhor investigação e para melhores resultados para a nossa sociedade. Este reconhecimento internacional mostra que vamos no bom caminho", refere ainda a responsável do Laboratório.

O LNEG aderiu, em Julho de 2010, aos princípios da Carta Europeia do Investigador e Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores. Até Maio de 2012 já tinham assinado a adesão à Carta mais de 450 organizações de 35 países da UE e outros, representando mais de 1200 universidades, instituições de investigação e agências de financiamento, bem como várias associações de investigadores que representam milhares de investigadores individuais.

Após a finalização do relatório de convergência de práticas institucionais com a Carta, o LNEG estará em condições de avançar para o passo seguinte – o reconhecimento da Comissão Europeia e a atribuição do Logo "HR Excellence in Research" à instituição.

 

In CienciaPT.net a 27 de agosto de 2012

Pesquisar nesta área