Participação do LNEG no GlobalStone Congress2012

O Congresso decorreu entre 16 e 20 de Julho de 2012 e foi dedicado à temática das Rochas Ornamentais

Sob organização da Associação Valorpedra de que o LNEG é associado e faz parte dos órgãos de gestão, decorreu entre 16 e 20 de Julho de 2012 o Globalstone Congress2012 dedicado à temática das Rochas Ornamentais.

Trata-se do principal evento técnico-científico dedicado a esta temática a nível internacional que se pretende com uma periodicidade bianual. A primeira edição realizou-se em 2005, no Brasil, na cidade de Guarapari (Estado de Espírito Santo). Seguiram-se as edições de Itália (Carrara) em 2008 e a de Espanha (Alicante) em 2010.

Visando simultaneamente uma dimensão turística de promoção de Portugal e, em particular, da região do Alentejo, esta edição do Globalstone Congress teve a sua sede em Borba mas repartiu-se por sessões em Estremoz e Vila Viçosa, para além de visitas técnicas a locais de transformação e exploração de rochas ornamentais no município de Sintra (em Pero Pinheiro) e nos municípios de Alcobaça, Porto de Mós e Santarém, na região do Maciço Calcário Estremeho.

O apoio do estado português a este sector da economia foi demonstrado ao mais alto nível, tendo contado com a presença do Senhor Primeiro Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho e do Ministro da Economia e Emprego, Álvaro dos Santos Pereira, na sessão de abertura que decorreu nas instalações do Cevalor em Borba. Estiveram presentes diversos representantes de entidades nacionais e regionais, tendo o LNEG sido representado pela Senhora Presidente do Conselho Diretivo, Teresa Ponce de Leão e pelo Vogal Mário Machado Leite.

Tendo contado com cerca de 200 congressistas de 15 diferentes nacionalidades, foram apresentadas 81 comunicações dedicadas aos temas da geologia, história, design e marketing, arquitectura, tecnologia e ambiente, o que demonstra a diversidade temática que o sector das Rochas Ornamentais abrange.

Para além da representação institucional, o LNEG foi responsável pela apresentação de 3 comunicações dedicadas à temática da caraterização e avaliação dos recursos em rochas ornamentais portuguesas, por intermédio dos seus técnicos Jorge Carvalho, Vítor Lisboa e Cristina Carvalho.

	  Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG | Jorge Mira Amaral, Presidente do CEVALOR | Mário Machado Leite, Diretor do Laboratório de Geologia e Minas do LNEG

Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG | Jorge Mira Amaral, Presidente do CEVALOR | Mário Machado Leite, Diretor do Laboratório de Geologia e Minas do LNEG

 

 

Pesquisar nesta área