CEGMA - Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo

O novo Centro funcionará como infraestrutura principal do LNEG para esta região

Portugal é um país atrativo para os investidores em prospeção e pesquisa mineira, porque o conhecimento geológico do território é de qualidade e a informação sobre a ocorrência de recursos minerais e o seu potencial está fundamentado em conhecimento científico acumulado, que está compilado e é acessível.

O Projeto CEGMA – Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo é uma iniciativa do LNEG para criação de um centro de investigação dedicado aos recursos geológicos e mineiros da região sul do país, centrado na grande potencialidade da Faixa Piritosa Ibérica e da Zona de Ossa Morena para albergar recursos minerais de elevado valor económico.

O CEGMA permitirá apoiar de modo efetivo a indústria extrativa, quer na sua vertente mineira (minas de Neves Corvo e de Aljustrel, pedreiras em exploração), quer na sua vertente de prospeção, facilitando a atividade de investigação e de pesquisa de georrecursos.

A atividade do CEGMA facilitará a captação de novos investimentos em prospeção, na sua maioria de capital estrangeiro, ao disponibilizar de modo rápido e eficiente a informação geocientífica de base, necessária ao correto planeamento e desenvolvimento dos projetos de pesquisa.

O CEGMA será um centro de investigação dedicado aos recursos geológicos e mineiros da região sul do país, a construir em Aljustrel, uma região mineira desde a época Romana. O Centro funcionará como infraestrutura principal do LNEG para a região do Alentejo, servindo também de arquivo de sondagens realizadas entre Portalegre e o norte do Algarve.

O Centro será também integrado nas redes de ciência e projetos do LNEG, os quais envolvem atualmente inúmeros parceiros nacionais, comunitários, europeus, ibero-americanos e outros.

O projeto conta com o apoio técnico do Município de Aljustrel e será desenvolvido no âmbito do SRTT – Sistema Regional de Transferência de Tecnologia, tendo o contrato de financiamento sido celebrado na passada segunda-feira, dia 12 de novembro, em Évora.

 

Notícias relacionadas:

Novo Centro de Estudos Geológicos Mineiros do Alentejo ficará em Aljustrel

In correioalentejo.com a 13 de novembro de 2012

Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo

In www.industriaeambiente.pt a 13 de novembro de 2012

Confirmada a fixação em Aljustrel do Centro de Estudos Geológicos Mineiros do Alentejo

In www.regiao-sul.pt a 12 de novembro de 2012

 

Pesquisar nesta área