Comemoração de 25 Anos de Cooperação entre Portugal e Moçambique na Área das Geociências

19 de Novembro de 2012 | Museu Nacional de Geologia de Moçambique, Maputo

Realizou-se no passado dia 19 de Novembro, no Museu Nacional de Geologia de Moçambique, em Maputo, a cerimónia comemorativa de 25 Anos de Cooperação entre Portugal e Moçambique na Área das Geociências. Esta cooperação envolveu a Direção Nacional de Geologia de Moçambique; o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e o LNEG - Laboratório Nacional de Energia de Geologia, ambos de Portugal.

Moçambique fez-se representar pelo Vice-Ministro dos Recursos Minerais de Moçambique e o Diretor Nacional de Geologia de Moçambique, e Portugal pelo Embaixador de Portugal em Maputo e pela Presidente do Conselho Diretivo do LNEG.

A cerimónia constou da apresentação pública do livro "Cooperação entre Portugal e Moçambique na Área das Geociências, 1986-2012" pelo geólogo José Tomás Oliveira, editor do livro, a que se seguiu uma exposição da cartografia geológica e temática publicada no âmbito da cooperação. Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG, fez a apresentação da instituição, da sua missão e dos projetos que estão em curso, nas áreas da Energia e da Geologia.

Nos dias 22 e 23 de Novembro realizou-se no Centro de Congressos de Maputo o 1º Congresso de Geologia e Minas de Moçambique, cuja Cerimónia de Abertura foi presidida pelo Presidente da República de Moçambique. O LNEG fez-se representar pelos geólogos José Tomás Oliveira, Ruben Dias, Luís Rebelo e Lídia Quental, que apresentaram comunicações científicas versando trabalhos recentemente realizados no âmbito da cooperação entre os dois países.

Comemorações dos 25 anos de Cooperação entre Portugal e Moçambique

Pesquisar nesta área