A importância da Tabela Cronoestratigráfica Internacional

A Estratigrafia, do latim stratum (estrato), e do grego graphia (descrição), é a disciplina geológica que estuda e descreve os estratos das rochas sedimentares, como se formam e como ocorrem na crosta terrestre bem como a sua organização em unidades cartografáveis. A partir das propriedades destas rochas, desde as características litológicas até ao seu conteúdo fossilífero, pretende estabelecer a sua distribuição no espaço e a sua sucessão no tempo e deste modo reconstruir a história da Terra ao longo dos grandes períodos geológicos. Em suma, está na base da criação e individualização da Geologia como Ciência.

O conhecimento e interpretação de todos os aspectos da história evolutiva do nosso planeta dependem da aplicação correcta das ferramentas e metodologias hoje em dia postas ao alcance desta disciplina geológica pelo progresso técnico e científico.

O LNEG, assumindo a missão institucional que lhe compete de proceder ao levantamento geológico sistemático do País e a edição das respectivas Cartas Geológicas nacionais nas várias escalas oficiais, tendo tido conhecimento que o Programa Internacional de Geociências da UNESCO (PIGC-UNESCO), em cooperação com a Comissão Internacional de Estratigrafia, estavam a promover a tradução da Tabela Cronoestratigráfica Internacional para vários idiomas, decidiu subscrever a versão em Língua Portuguesa.

Este trabalho foi elaborado com a colaboração de três Geólogos do LNEG, que trabalham activamente na estratigrafia do Paleozóico português, a convite do Presidente do Comité Português do PIGC-UNESCO, Prof. Artur Sá.

Tratando-se de um importante instrumento de trabalho, estará naturalmente em permanente evolução acompanhando o próprio conhecimento científico. A sua existência evidencia o grande manancial de conhecimento geológico acumulado e consolidado que será, por certo, um importante contributo para aumentar a interoperabilidade universal dos dados geológicos, desiderato que é hoje reclamado pelas comunidades científicas e tecnológicas de todos os continentes, quando se trata de abordar as questões relacionadas com o ordenamento do território e o planeamento do seu usufruto pelo Homem.

O LNEG, enquanto membro do EuroGeoSurveys, participa em projectos liderados por essa Associação Europeia que têm por objectivo a consolidação de dados, informação e conhecimento geológico, georreferenciado em plataformas pan-europeias e interoperáveis, pelo que expressa o desejo de que esta iniciativa tenha continuidade em outros domínios com influência directa na cartografia geológica.

Tabela Cronoestratigráfica Internacional - Versão em Português

Imagem da Tabela Cronoestratigrafica em português

Pesquisar nesta área