Qualidade e Investigação no Laboratório Nacional de Energia e Geologia

Por José Carlos Roseiro, Administrador da RELACRE e Coordenador da Qualidade dos Laboratórios do LNEG

Dr. José RoseiroDesde há muito que a indústria portuguesa conta com estruturas públicas que apoiam o seu desenvolvimento. O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) é um Laboratório de Estado, no Ministério da Economia e do Emprego, que conta com uma longa tradição em investigação, demonstração e desenvolvimento tecnológico orientados para responder às necessidades da sociedade e das empresas. Apostando numa investigação sustentável, a par das melhores práticas internacionais, garante que as suas áreas de competência permitem uma resposta adequada às necessidades do setor empresarial. O LNEG tem consciência de que só o trabalho cooperativo e em rede poderão otimizar as competências de que é detentor, pelo que é parceiro ativo das principais redes e plataformas colaborativas em Energia e Geologia. O LNEG tem por missão promover a inovação tecnológica orientando a ciência e tecnologia para o desenvolvimento da economia, contribuindo para o aumento da competitividade dos agentes económicos no quadro de um progresso sustentável. Tal é conseguido, através de atividades de I&D nas seguintes áreas: Produção de energia a partir de fontes renováveis, Eficiência Energética, Análise Energética, Tecnologias Inovadoras Estratégicas, Recursos Endógenos, Riscos Geológicos e Geologia para a Valorização do Território.

Neste enquadramento, o LNEG assume, como primeiro objetivo, fazer investigação para as necessidades da sociedade, para o apoio às políticas públicas e para o desenvolvimento económico, assim como o desenvolvimento de formação avançada no âmbito de Doutoramentos e Mestrados. As diversas parcerias internacionais posicionam o LNEG como parceiro dinamizador da internacionalização e fonte de informação privilegiada nas suas áreas de intervenção. A nível nacional, colabora como consultor para as políticas públicas nas áreas da Energia e Geologia, para as quais contribui com a idoneidade da sua vasta experiência científica. A natureza das atividades do LNEG materializa-se em três tipos: • Projetos de I&DT financiados, • Prestação de serviços e contratos com o tecido empresarial, • Apoio ao Estado nas vertentes de representação internacional, na prestação ao Governo de fundamentação de Ciência e Tecnologia adequada às políticas setoriais, problemáticas transversais e de interface em problemas societais emergentes.

A estrutura do LNEG conta com diversas interfaces facilitadoras do contacto com o setor privado, nomeadamente, no domínio da Qualidade, o LNEG abrange as capacidades técnicas e tecnológicas com atividades nas áreas da Metrologia, Normalização e Qualificação, não perdendo de vista o objetivo de promover a excelência da atividade económica e contribuir para o aumento da qualidade de vida do cidadão. Neste âmbito, destacam-se os Laboratórios Acreditados, os quais, possuindo um largo espectro de valências, têm por missão estabelecer um Serviço Público de Apoio Laboratorial e um Serviço de ensaios estratégico para a Instituição. A acreditação permite a possibilidade de os laboratórios demonstrarem eficientemente a qualidade da execução dos seus ensaios e, no geral, apresentarem a sua competência técnica. O LNEG possui um conjunto de Laboratórios acreditados pelo Instituto Português de Acreditação, os quais atuam em conformidade com a Norma NP EN ISO 17025: a Unidade de Ciência e Tecnologia Mineral, com atividade na mineralogia e caracterização química e tecnológica de materiais geológicos, microanálise e análise vestigiária de novos materiais assim como no processamento de minérios; o Laboratório de Biocombustíveis e Ambiente, que centra a sua atividade em metodologias de ensaios analíticos em biocombustíveis e combustíveis sólidos e líquidos, o Laboratório de Energia Solar, que se focaliza na realização de ensaios a Coletores e Sistemas Solares Térmicos; e o Laboratório de Materiais e Revestimentos (em fase de concessão da acreditação), o qual constitui um centro especializado nos domínios da caracterização, da corrosão/degradação e da proteção anticorrosiva de materiais. Estes Laboratórios atuam em grande proximidade com as áreas de investigação institucionais.

Os laboratórios acreditados nos Laboratórios do Estado em geral, e especificamente no LNEG têm constituído uma enorme valência nacional devido à sua natureza proactiva, orientada para a sua intervenção na sociedade, assumindo um caráter de missão e um estado de prontidão que outras estruturas não conseguem apresentar. Em casos de necessidade de dados laboratoriais, nomeadamente em questões de segurança, problemas com equipamentos ou serviços, no desenvolvimento de um novo produto e apoio à exportação, no desempenho de um papel arbitral, os serviços do Estado têm resposta através destes laboratórios acreditados.

O LNEG é sócio fundador da RELACRE, fazendo parte do seu Conselho de Administração. Pretende com esta atividade contribuir para o fortalecimento dos laboratórios acreditados em Portugal e do seu papel no desenvolvimento e internacionalização do tecido económico.

Fonte: www.pontosdevista.com.pt | Maio 2013

Pesquisar nesta área