Projeto "RefinOlea - valorização integrada de resíduos e subprodutos da extração de azeite", foi o vencedor do Green Project Awards na categoria de Investigação e Desenvolvimento

O projeto "RefinOlea" foi o vencedor do Green Project Awards 2013, na categoria de Investigação e Desenvolvimento.

 

GPA Selo de Vencedor em I&DOs premiados foram revelados no passado dia 29 de outubro, numa cerimónia que teve lugar na Fundação Champalimaud, em Lisboa, e que contou com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

Segundo a organização dos prémios, trata-se de um projeto que apresenta "uma visão inovadora sobre o bagaço de azeitona extratado (BAE – o resíduo remanescente após a extração do óleo do bagaço de azeitona)", tratando-o "como uma matéria-prima a valorizar e não como resíduo".

O projeto "Refinolea" pretendeu estudar a implementação da valorização do bagaço de azeitona no conceito de biorrefinaria, com os resultados a serem "muito positivos", o que abre novas oportunidades a esta fileira.
 


Sobre o projeto RefinOlea:


O projeto RefinOlea foi um projeto financiado pelo QREN liderado pela UCASUL como promotor empresarial, contando com o CEBAL e com o LNEG como instituições de investigação.

Após a fase inicial de caracterização da biomassa, o projeto centrou-se no desenvolvimento e otimização de diferentes processos de fracionamento que permitissem a fácil obtenção de 5 produtos complementares, sem geração de resíduos ou efluentes, numa estratégia de "zero waste":

  • Bioetanol de 2ª geração;
  • "Syngas" para síntese química ou utilização energética como biocombustível;
  • Oligossacáridos para a indústria químico-alimentar;
  • Xilitol, edulcorante alternativo e composto pivô para a indústria química;
  • Extratos fenólicos com propriedades antioxidantes e preventivas de doenças cancerígenas, degenerativas e outras.

Os processos foram desenvolvidos à escala laboratorial e praticamente todos validados à escala piloto (especialmente o fracionamento da biomassa, e a recuperação de etanol após a fermentação, processos para os quais se desenvolveram protótipos que foram testados na fábrica).

Conheça o trabalho e a equipa do LNEG no âmbito deste projeto.


Fotografias do evento

Os Green Project Awards estão já na sua 6ª Edição

O Doutor Pedro Lourenço a receber em nome do promotor-líder, UCASUL, o prémio de I&D atribuído ao projeto RefinOlea, das mãos do Presidente da CAP.

 

Pesquisar nesta área