Foto da notícia publicada no Radio Pax

Identificados novos locais no Alentejo e Algarve com cobre, chumbo, níquel e zinco

Teresa Ponce de Leão, avançou à LUSA que “há mais informação e mais dados onde há probabilidade de existirem minerais como o zinco, o chumbo, o níquel e, fundamentalmente, cobre e isto foi resultado de um projecto europeu [Interreg Espaço Atlântico]

Novos locais com cobre, chumbo, níquel ou zinco foram descobertos a sul de Portugal, permitindo actualizar a Carta das Ocorrências Mineiras do Alentejo e Algarve e atrair novos investimentos, disse hoje fonte do Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

"Há mais informação e mais dados onde há probabilidade de existirem minerais como o zinco, o chumbo, o níquel e, fundamentalmente, cobre e isto foi resultado de um projecto europeu [Interreg Espaço Atlântico], e que permitiu fazer estudos que conduziram a mais informação", explicou à agência Lusa Teresa Ponce Leão, responsável pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG).

O estudo indica, por exemplo, que existe cobre na faixa de Arronches/Campo Maior, incluindo a faixa Tomar/Córdova, e nas faixas de Alter do Chão/Elvas, Sousel/Barrancos, Arraiolos/Santo Aleixo, S. Cristóvão/Beja/Serpa e Ferreira do Alentejo/Mombeja/Beja.

Outra descoberta é que o chumbo está presente nas faixas de Montemor-o-Novo/Ficalho e Alter do Chão/Elvas, e o níquel aparece nas faixas de Ferreira do Alentejo/Mombeja/Beja, S. Cristóvão/Beja/Serpa e Alter do Chão/Elvas.

As descobertas ocorreram no Alentejo e no Algarve por serem regiões inseridas na faixa piritosa ibérica, ou seja, a principal região mineira do sudoeste europeu.

A identificação de novos locais com minerais vem permitir uma actualização da Carta de Ocorrências Mineiras do Alentejo e Algarve e com este novo documento, o LNEG pretende "disponibilizar informação actualizada a investidores" e "apoiar a indústria extractiva já instalada na planificação das suas campanhas de prospecção de minerais metálicos e energéticos", observou Teresa Ponce Leão.

"Actualizamos o conhecimento e identificamos novos alvos que serão passíveis de atracção de investimento para novas explorações", acrescentou a responsável, referindo que tais descobertas vão ajudar também na valorização da componente geológica e mineira.

Lusa/SOL

Fonte: sol.sapo.pt


Notícias relacionadas:

Beja tem reservas de cobre e níquel

Fonte: www.radiopax.com

Novas descobertas de cobre, níquel e chumbo no distrito de Beja

Fonte: www.correioalentejo.com

Identificados novos locais no Alentejo e Algarve com cobre, chumbo, níquel e zinco

Fonte: www.regiao-sul.pt

Portugal tem novos locais com cobre, chumbo e níquel

Fonte: boasnoticias.sapo.pt

Beja com reservas de níquel e zinco

Fonte: www.vozdaplanicie.pt

Pesquisar nesta área