Logo IRENA + Logo GlobalAtlas

Atlas Global para as Energias Renováveis, iniciativa coordenada pela IRENA, reúne mais 27 países

A Agência Internacional das Energias Renováveis (IRENA) anúncia que o projeto conta atualmente com a participação de 66 países.

O anúncio da participação alargada no projeto Atlas Global de Energias Renováveis ocorreu durante a reunião anual da Assembleia Geral da IRENA,  em Abu Dhabi, na qual Portugal esteve representado pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e pela Professora Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG.

Na Assembleia Geral da IRENA, Jorge Moreira da Silva assinou a inclusão de Portugal no Atlas Global para as Energias Solar e Eólica, que permite visualizar diversos dados sobre recursos solares e eólicos, bem como a sobreposição de informações adicionais, nomeadamente áreas protegidas, vias de comunicação ou infra-estruturas, fornecendo informação estratégica para a deteção e desenvolvento de projetos na área das energias renováveis.

Na sua intervenção na IRENA, o Ministro afirmou a necessidade de  um compromisso em torno de quatro metas: menos 40% de CO2; mínimo de 40% de energias renováveis; 30% de eficiência energética e reforço das interligações energéticas para 12% em 2020 e 25% em 2030. 

Jorge Moreira da Silva sublinhou que «o reforço das interligações europeias é uma condição indispensável para descarbonizar de modo eficiente a produção de energia. Portugal, que já é hoje um laboratório vivo de praticamente todas as energias renováveis, poderá afirmar-se como um grande fornecedor de energias renováveis para toda a Europa».

Reafirmou também o empenho de Portugal na partilha de conhecimento no domínio da energia, através da celebração de instrumentos bilaterais de Cooperação assinado anteriormente com vários países terceiros, nomeadamente os Emirados Árabes Unidos, Qatar, México, Venezuela, Colômbia, Moçambique e Cabo Verde. E enalteceu o trabalho desenvolvido pela IRENA, Agência da qual Portugal faz parte desde a sua fundação.

 


Sobre o Atlas Global de Energias Renováveis:

O Atlas Global de Energias Renováveis reúne dados e mapas de diferentes centros de investigação e empresas, oferecendo uma imagem global e detalhada sobre as energias renováveis de todo o mundo, representando assim um instrumento eficaz que procura contribuir para impulsionar o uso destes recursos e facilitar a informação solicitada às empresas e instituições que pretendam investir neste campo.

O projeto conta atualmente com a participação dos seguintes países:
Albania, Australia, Austria, Belgium, Colombia, Denmark, Egypt, Ethiopia, Fiji island, France, Gambia, Germany, Greece, Grenada, Honduras, India, Iraq, Iran, Israel, Italy, Kazakhstan, Kenya, Kiribati, Kuwait, Lithuania, Luxembourg, Maldives, Mali, Mauritania, Mauritius, Mexico, Mongolia, Morocco, Mozambique, Namibia, Netherlands, New Zealand, Nicaragua, Niger, Nigeria, Norway, Peru, Philippines, Poland, Portugal, Qatar, Saudi Arabia, Senegal, Seychelles, South Africa, Spain, Sudan, Swaziland, Switzerland, Tonga, Tunisia, Turkey, UAE, Uganda, UK, United Republic of Tanzania, Uruguay, USA, Vanuatu, Yemen, Zimbabwe.

Consulte toda a informação sobre o Atlas no website da IRENA em: globalatlas.irena.org

Pesquisar nesta área