Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, presidiu aos trabalhos do primeiro fórum Portugal-Índia sobre energias renováveis

Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG, integrou a comitiva governamental portuguesa.

O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, presidiu aos trabalhos do primeiro fórum Portugal-Índia sobre energias renováveis com o seu homólogo indiano, Faruq Abdullah. Sete empresas e entidades científicas portuguesas apresentaram os seus casos de sucesso junto do Governo e de empresas indianas, tendo ainda participado numa mesa redonda de negócios organizada pela Federação das Indústrias Indianas, onde ficou patente o enorme potencial deste mercado.

«Sendo Portugal um dos maiores produtores de energias renováveis e tendo o governo indiano assumido o objectivo de, até 2017, duplicar a capacidade de energias renováveis na eletricidade, são muito relevantes as oportunidades que se abrem às nossas empresas e aos centros de conhecimento no domínio da economia verde, após esta missão», sublinhou o Ministro.

Os dois Governos emitiram uma Declaração conjunta, com vista ao início imediato dos trabalhos preparatórios para a elaboração de um Memorando de Entendimento, a assinar no próximo trimestre, que crie os fundamentos para o futuro relacionamento político, económico e técnico, através da criação de Comissões Conjuntas, Grupos de trabalho técnicos, intercâmbio de peritos e cientistas, bem como cooperação entre empresas.

As áreas de interesse para uma cooperação imediata incluem a energia das ondas, com vista ao levantamento do potencial do litoral indiano, um estudo de viabilidade da geotermia na Índia, e um estudo sobre integração inteligente da energia renovável na rede. A Índia está também interessada em analisar a possibilidade de desenvolver projetos de energia solar em solo português.

Ficou ainda acordada a realização, nós próximos meses, de uma missão a Portugal de membros do governo indianos, empresas e centros de investigação.

Após a missão aos Emirados Árabes Unidos, esta é a segunda missão, desde o início do ano, que o Ministro Jorge Moreira da Silva realiza com o objetivo de internacionalizar o meta-cluster da Economia Verde.

Ainda, ao âmbito desta visita, e no quadro da 14.ª Cimeira do Desenvolvimento Sustentável, o Ministro do Ambiente, Ordenamento do território e Energia, copresidiu ainda à sessão sobre Energias renováveis nos países em desenvolvimento, com o Professor Rajendra Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas, Nobel da Paz pelo combate às alterações climáticas. As energias renováveis ganham uma importância crescente na resolução de problemas como a segurança energética, o combate as alterações climáticas e a redução da pobreza.

Fonte:www.portugal.gov.pt

 

Workshop "India– Portugal Renewable Energy Cooperation"

Comitiva Portuguesa no âmbito da missão de cooperação Portugal - Índia

Pesquisar nesta área