Logo GPA

LNEG renova parceria com a Green Project Awards Portugal

A iniciativa Green Project Awards Portugal tem por objetivo mobilizar a sociedade para o desenvolvimento sustentável.

Na 7ª edição, Portugal promove a cooperação entre os países da lusofonia, com enfoque na Economia Verde, e lança duas novas categorias: Cidades Sustentáveis e Consumo Sustentável.

A categoria de Cidades Sustentáveis pretende premiar projetos que tenham produzido impacto positivo no ecossistema urbano, no sentido de melhorar o metabolismo das cidades e a qualidade de vida dos seus habitantes.

Por sua vez, a nova categoria Consumo Sustentável tem o objetivo de distinguir iniciativas provenientes de toda a sociedade civil e que tenham estimulado a adoção coletiva de novas práticas de consumo, levando a mudanças nos estilos de vida dos consumidores.

Categorias 2014

  • AGRICULTURA, MAR E TURISMO
    Serão aceites nesta categoria candidaturas de projetos, produtos ou serviços que representem soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável da agricultura, do mar ou do turismo em Portugal, considerando o valor acrescentado que tragam para a sociedade mediante objetivos claros e com enfoque na preservação do ambiente, na economia verde e na inovação social.
  • INFORMATION TECHNOLOGY
    Serão aceites nesta categoria candidaturas de projetos, produtos ou serviços que representem soluções inovadoras ao nível das tecnologias de informação ou com o contributo das tecnologias de informação para o desenvolvimento sustentável em Portugal.
  • PRODUTO OU SERVIÇO
    Serão aceites nesta categoria candidaturas de produtos e serviços que estejam disponíveis no mercado. Produtos e Serviços que tragam soluções inovadoras para um futuro sustentável, para as empresas, bem como para o cidadão, e que tenham objetivos claros na preservação do ambiente, na economia verde e na inovação social.
  • INICIATIVA DE MOBILIZAÇÃO SIC NOTÍCIAS
    Serão aceites nesta categoria candidaturas de campanhas, ações e outras iniciativas de mobilização da sociedade para o desenvolvimento sustentável. Iniciativas que tenham produzido impacto na comunidade e que pretendam sensibilizar, informar e despertar a sociedade para o futuro sustentável.
  • INICIATIVA JOVEM
    serão candidatos os seis melhor classificados das duas fases de candidaturas abertas pelo Projeto 80. Mais informações em www.projeto80.pt
  • CIDADES SUSTENTÁVEIS
    Serão aceites nesta categoria projetos (programas, processos, produtos ou serviços) que tenham produzido impacte positivo no ecossistema urbano (as comunidades urbanas, o espaço público, as infraestruturas, na sociedade, etc) no sentido de melhorar o metabolismo das cidades e a qualidade de vida dos seus habitantes, promovendo o desenvolvimento dos centros urbanos, ao nível das várias dimensões da sustentabilidade, económica, social e ambiental.
  • CONSUMO SUSTENTÁVEL
    Serão aceites nesta categoria projetos (iniciativas, programas, produtos ou serviços) provenientes da sociedade civil (ONG, IPSS, grupos informais, entre outros), do setor público e/ou privado e de indivíduos, que tenham estimulado a adoção coletiva de novas práticas de consumo e resultado em mudanças nos estilos de vida do público-alvo (consumidores, trabalhadores, associados, residentes), ao nível das várias dimensões da sustentabilidade: económica, social e ambiental.
      

Em 2014, o GPA conta com a 3.ª edição do Prémio Obra Escrita Original Green Project Awards - Sociedade Ponto Verde para a melhor obra original na área da sustentabilidade, atribuído pela Sociedade Ponto Verde, em conjunto com a editora Princípia. Este Prémio destina-se à publicação de obras não publicadas, de natureza académica e científica ou outras obras originais na área do ambiente e da sustentabilidade.

As candidaturas à 7ª edição do Green Project Awards abrem no dia 5 de março.

Mais informação em: www.greenprojectawards.pt

Pesquisar nesta área