Nzeb_Lab Research Infrastructure on Integration of Solar Energy Systems in Buildings

NZEB_LAB Research Infrastructure on Integration of Solar Energy Systems in Buildings

Infraestrutura de Investigação que foi aprovada para integração no Roteiro Nacional e Europeu das Infraestruturas de Investigação, na área de energia.

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e a Lógica-Sociedade Gestora do Parque Tecnológico de Moura EM SA dão agora início à atividade após ganharem concurso lançado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

NZEB_LAB tem como principais parceiros o LNEG e a LÓGICA E.M, e querem colocar à disposição da indústria Europeia as condições de teste de Sistemas Solares Térmicos e Fotovoltaicos, bem como para teste de soluções integradas em Edifícios, num conceito NZEB (Net Zero Energy Building), constituindo-se como infra-estrutura científica de apoio a projectos de desenvolvimento científico e de produtos e tecnologias solares avançadas.

Nesta parceria o LNEG conta com o Edifício Experimental “Edifício Solar XXI”, um edifício de energia quase zero, o Laboratório e as Instalações de teste para os sistemas solares (LES) o Laboratório de Materiais e Revestimentos (LMR) e as instalações de testes para módulos fotovoltaicos da Lógica, EMSA, em Moura.

Esta infra-estrutura é um dos quatro Projetos seleccionados na área da Energia, que serão desenvolvidos nos próximos anos em Portugal e são parte do Roteiro de Infra-estruturas Europeias de Investigação.

Mais informação

Pesquisar nesta área