BBRI - Biomass and Bioenergy Research Infrastructure

Infraestrutura de Investigação que foi aprovada para integração no Roteiro Nacional e Europeu das Infraestruturas de investigação, na área da energia.

Foi homologada pela FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Educação e Ciência, no passado mês de julho, a primeira infraestrutura de investigação de interesse estratégico nacional em BIOMASSA e BIOENERGIA aprovada para integração no Roteiro nacional e europeu das infraestruturas de investigação (RIs) na área da energia.

A BBRI é uma nova infraestrutura de Investigação (RI) construída com base nas infraestruturas laboratoriais e piloto existentes no Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. (LNEG), com atividades focadas na biomassa – conversões bioquímica e termoquímica - para obtenção de biocombustíveis, químicos e outros biomateriais.

Num estádio mais avançado, serão também convidados a juntar-se à BBRI, outras instituições do SCTN e empresas privadas, com o compromisso de funcionarem como interface entre o conhecimento e as aplicações que suportem o desenvolvimento da bioeconomia.

A BBRI pretende contribuir para a excelência da investigação em Portugal no domínio da Bioenergia, e estará alinhada com as principais cadeias de valor do Plano estratégico Europeu em Energia (SET PLAN) e em particular, com o plano de implementação da Iniciativa Industrial Europeia em Bioenergia (ElBI). Funcionará ainda em rede com os 34 Laboratórios de Estado e Universidades europeias que participam no programa da Bioenergia da Aliança Europeia de Investigação em Energia (EERA).

Mais informação

Pesquisar nesta área