Atribuição do Prémio REN 2014 (2º lugar) ao trabalho “Integração de Fontes Renováveis no Sistema Elétrico através de Centrais Renováveis Virtuais”.

O prémio foi recebido por Luís Rodrigues Jr., colaborador residente do LNEG e bolseiro do programa doutoral MIT Portugal em Sistemas Sustentáveis de Energia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL)

A cerimónia decorreu no Auditório da Fundação Champalimaud e contou com a presença do Chairman e CEO da REN, Dr. Rui Vilar, com o Júri do Concurso presidido pelo Professor Peças Lopes e diversas individualidades do sector. O programa incluiu apresentações pelos Sr. Walter Boltz (vice-presidente da ACER - Agência Europeia para a Cooperação dos Reguladores de Energia) e Prof. Sami Andoura (Professor na Escola Jean Monet e Investigador do Instituto Jaques Delors) seguidas de um debate sobre "Mercado Energético Europeu: Segurança de abastecimento e protecção dos Consumidores" no qual participou, para além dos convidados estrangeiros, o Prof. Jorge Vasconcelos, primeiro presidente da ERSE e membro do Conselho de Administração da ACER.

O trabalho premiado foi desenvolvido no âmbito das actividades do Engenheiro Luís Rodrigues Jr. no LNEG, à data Bolseiro deste Laboratório, apresentado como Tese de Mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente da FCUL, sob a orientação da Doutora Ana Estanqueiro, e enquadrou-se nas actividades da UAER - Unidade de Análise Energética e Redes articuladas com os projectos de I&D IEA Wind Task 25 e projecto FCT Fluctwind.

Luís Rodrigues Jr., vencedor do Prémio REN 2014 (2º Lugar)

Luís Rodrigues Jr., vencedor do Prémio REN 2014 (2º Lugar)

 

Pesquisar nesta área