Logo EnergyIn

Debate sobre a Energia e as Relações Europa-EUA

Teresa Ponce de Leão integrou a mesa redonda na 4ª conferência anual da EnergyIN, dedicada aos desafios globais do sector da energia. O evento teve lugar no passado dia 31 de outubro.

O EnergyIN – Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia, em parceria com a FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, organizou a sua quarta conferência anual, dedicada aos desafios globais do sector da energia.

Em debate estiveram os impactos decorrentes do Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Indústria (TTIP) entre a Europa e os Estados Unidos da América (EUA) e, numa abordagem mais técnica, os desafios do armazenamento de energia para o futuro das fontes renováveis.

Durante o primeiro painel, Joseph Francois, representante do World Trade Institute (Berna, Suíça) e do CEPR (Londres, Reino Unido), deram a conhecer as vantagens e novas oportunidades que o TTIP pode trazer para os interesses europeus e também nacionais. Empresas e instituições do sector deram também o seu contributo para a discussão. Siemens, EDP Renováveis, Confederação da Indústria Portuguesa e AICEP foram alguns dos nomes presentes.

O armazenamento de energia e a sua importância para o desenvolvimento do mercado das energias renováveis estiveram em debate durante a tarde. A palavra ficou a cargo de Luís Costa, representante da EASE - European Association for Storage of Energy. O painel contou ainda com uma mesa redonda, moderada por João Peças Lopes e com a participação de várias empresas e entidades do sector da energia, nomeadamente a EDP, EFACEC, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e Redes Energéticas Nacionais (REN).

Programa da Conferência

Pesquisar nesta área