Rede EEN criada hoje para aproximar empresas aos serviços europeus

O IAPMEI vai liderar o novo consórcio EEN-Portugal, cujo acordo foi formalizado dia 15 de janeiro de 2015, de forma a disponibilizar serviços transversais de apoio à atividade das empresas.

Revista Invest | 15 de Janeiro, 2015

O IAPMEI vai liderar o novo consórcio Enterprise Europe Network – Portugal (EEN-Portugal), cujo acordo de parceria será formalizado hoje, quinta-feira, entre as 12 entidades que serão responsáveis durante os próximos dois anos pela implementação da rede de serviços europeia no nosso País.

A celebração do acordo decorrerá no IAPMEI, em Lisboa, na presença do secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, e será assegurada pelos presidentes das instituições parceiras que integram o novo consórcio (ver peça abaixo).

O acordo abre caminho ao programa de trabalho a desenvolver por Portugal, aprovado pela Comissão Europeia, que aposta no reforço de competências e proximidade no serviço a prestar às empresas, com o alargamento da rede de parceiros no terreno, cobrindo transversalmente áreas de atuação complementares no apoio aos negócios e servindo todas as regiões do continente e ilhas.

A Enterprise Europe Network constitui a maior rede de serviços de informação e aconselhamento às empresas na Europa. Surgiu em 2008, no âmbito do Programa Quadro para a Competitividade e Inovação, como instrumento de suporte ao desenvolvimento empresarial no espaço europeu, disponibilizando serviços transversais de apoio à atividade das empresas, à dinamização de oportunidades de negócio, de cooperação empresarial e de acesso a novos mercados, e dispõe de cerca 600 pontos de contacto espalhados por mais de cinquenta países.

No âmbito do novo ciclo 2015-2020, a rede vai ter responsabilidades acrescidas no apoio à inovação e internacionalização de empresas, numa ligação direta ao Programa Horizonte 2020 e particularmente ao SME Instrument, o instrumento criado pela Comissão Europeia para apoio específico ao segmento das pequenas e médias empresas.

Os parceiros da rede

O consórcio EEN-Portugal, que será liderado pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, integra um conjunto de instituições e estruturas associativas empresariais, com influência de norte a sul do país.

São estes os locais privilegiados onde os empresários e gestores podem encontrar apoio aos serviços europeus:

ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira

AEP – Associação Empresarial de Portugal

AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro

AIMINHO – Associação Empresarial

AIP – Associação Industrial Portuguesa

ANI – Agência Nacional de Inovação

CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve

CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada

CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro

INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto

LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P. 
 


Fonte: Revista Invest, 15 de janeiro de 2015


Notícias relacionadas:

Enterprise Europe Network reforça rede de parceiros em Portugal - Novo consórcio EEN-Portugal formalizada hoje
in www.pofc.qren.pt | 15 de janeiro de 2015

IAPMEI lidera até 2020 consórcio Enterprise Europe Network de apoio às empresas no país
in portocanal.sapo.pt | 15 de janeiro de 2015

Pesquisar nesta área