Press Release: Investigadores da área do fotovoltaico reunidos no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL)

Decorreu no passado dia 9 de Fevereiro de 2015 no INL, em Braga, um encontro nacional de Investigadores a trabalhar na área da Conversão Fotovoltaica.

A reunião foi organizada por Pedro Salomé do INL e por Alexandra Barreiros do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG). Estiveram presentes investigadores das Universidades: Minho, Porto (FEUP), Aveiro, Coimbra, Lisboa (FCUL, IST) e Nova de Lisboa (FCT). Estiveram também observadores da indústria, nomeadamente Martifer Solar, Open Renewables e EDP Inovação. Sendo uma área de conhecimento científico transversal, estiveram presentes físicos, químicos, engenheiros, cientistas de materiais, entre outros.

A reunião dividiu-se em duas sessões. Na primeira ocorreu a apresentação das capacidades e áreas de investigação de cada polo de investigação/instituição. Na segunda sessão, o LNEG apresentou a participação portuguesa no grupo de Fotovoltaico (Joint Programme) da European Energy Research Alliance (EERA PV) e no Integrated Research Project Europeu, CHEETAH, e decorreu um debate onde foram discutidas as vias para a criação de uma rede nacional de investigação e desenvolvimento em energia solar fotovoltaica tendo sido proposta a criação de uma comissão instaladora. Num futuro próximo, esta rede vai permitir criar um mecanismo de comunicação e partilha de instalações e de conhecimento numa área de forte interesse estratégico para Portugal e para a Europa.

Como conclusão, Portugal tem um conjunto significativo de investigadores a trabalhar em diferentes áreas do fotovoltaico e que existem muitas oportunidades de sinergias. Os participantes também abordaram o futuro do fotovoltaico cuja contribuição para o consumo Europeu de energia eléctrica em 2050 poderá atingir os 30% conferindo a esta área um interesse vital para a Europa e em particular para Portugal que tem um excelente recurso Solar.
 


Notícias relacionadas:

INL hosted workshop on research and development of photovoltaics

In inl.int a 11 de fevereiro de 2015

Pesquisar nesta área