Sessões de Formação em: "Avaliação de CO2, Energia e Água consumidos no ciclo de vida das Urbanizações"

No âmbito do projeto UrbiLCA vão realizar-se 3 sessões de formação em Abril de 2015, organizadas pelo LNEG com o apoio da Universidade de Évora, e das Agências de Energia Energaia e AREANATejo.

Logo SUDOE- iterreg IV B

 

O projeto UrbiLCA  “Avaliação de impactes no ciclo de vida e melhoria da eficiência energética em áreas urbanas”, (SOE4/P4/E824) é financiado pelo SUDOE – Interreg IVB, e tem como principais objetivos:

  • a promoção da eficiência no uso da energia e das matérias-primas, e a redução de impactes ambientais na gestão de áreas urbanas no espaço SUDOE, durante a sua construção, operação e manutenção, e fim de vida;
  • a promoção da avaliação no ciclo de vida (ACV) com aplicação ao design e planificação de novas áreas urbanas, e na reabilitação ou reequipamento das existentes;
  • a rentabilização dos resultados do projeto EnerBuiLCA, concluído em dezembro de 2012, o qual focava apenas em edifícios individualizados.
     

No âmbito do UrbiLCA, vão realizar-se em abril 3 sessões de formação gratuitas e de inscrição obrigatória:

  • a 22 Abril, em Évora com o apoio da Universidade de Évora  e da Agência de Energia Areanatejo;
  • a 27 Abril, na Agência de Energia Energaia;
  • a 29 Abril, no LNEG - Campus do Lumiar.
     

O conteúdo Programático de cada Sessão está organizado em 2 partes:

  • 1ª Parte:

Introdução ao life cycle thinking e à ACV, metodologia geral de ACV, e sua aplicação aos produtos da construção, a edifícios e áreas urbanas.

  • 2ª Parte:

Introdução e explicação da ferramenta de avaliação UrbiLCA, apresentação da base de dados, e de um caso de estudo através de exemplo concreto.
 

Destinatários:

Público-alvo compreende os profissionais, nos setores: público/privado, e académicos associados à construção e ao urbanismo sustentável, para quem o dia-a-dia inclui métodos de base científica necessariamente credíveis e igualmente rápidos.

Neste domínio consideramos nomeadamente: Urbanistas, Arquitetos, Engenheiros Civis, Arquitetos Paisagistas, Engenheiros Mecânicos, Gabinetes de Planeamento e de Projeto, Camaras Municipais, Técnicos de Fiscalização e Acompanhamento de Obras.


Mais informações estão disponíveis aqui.

 

Pesquisar nesta área