Angola: Encontro Nacional de Quadros, que decorreu em Luanda, visa modernização do sector mineiro angolano

Teresa Ponce de Leão, esteve presente neste encontro Nacional de Quadros das Geo-Ciências, Geo-Engenharias e ciências afins.

Este encontro faz parte das iniciativas e medidas decorrentes do projeto PLANAGEO onde o LNEG é parceiro e peça importante na contribuição para que Angola conheça melhor os seus recursos e forme os seus quadros.

O secretário de Estado da Geologia e Minas, Miguel Júnior, afirmou, em Luanda, que o primeiro encontro Nacional de Quadros das Geo-Ciências, Geo-Engenharias e ciências afins (Enqgeo) faz parte de um conjunto mais alargado de medidas que visam a modernização, desenvolvimento e competitividade do sector geológico mineiro angolano.

O secretário de Estado fez estas declarações durante uma conferência de imprensa sobre os aspectos principais do evento, ressaltando que essas medidas presidênciais têm merecido o acompanhamento directo do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, enquadrado no Plano Nacional de Formação de Quadros.

Disse que se pretende optimizar o processo de cadastramento do Planageo que teve início em 2014, e recolher dos quadros nacionais do sector e afins o maior número de sugestões e opiniões sobre o tema e as formas de desenvolver competências científicas, tecnológicas nacional nas áreas envolvidas.

Referiu que o cadastramento de quadros vai permitir criar uma bolsa que conterá informações sobre os técnicos de geociências e ciências afins, e irá permitir que os empregadores públicos e privados possam avaliar os recursos humanos existentes dentro e fora e planificar a sua utilização no desenvolvimento geológico mineiro.
 


Fonte: www.portalangop.co.ao

Pesquisar nesta área