Convite à participação 1ª Edição do Prémio LCip

1ª Edição do Prémio LCiP - Abordagens de Ciclo de Vida

O LNEG, parceiro nacional do projeto LCiP, convidou empresas interessadas a submeterem uma candidatura a este prémio, apresentando um projeto orientado para o ciclo de vida dos seus produtos/serviços.



Com o surgimento de novos modelos de negócios potencialmente mais sustentáveis, o ecodesign, a avaliação do ciclo de vida, as declarações ambientais de produto, as compras ecológicas e a colaboração ambientalmente orientada com os stakeholders da cadeia de valor são estratégias-chave para a melhoria do perfil ambiental de produtos e serviços ao longo do ciclo de vida, implementadas por empresas mais competitivas, inovadoras e sustentáveis. 

A plataforma [avniR] (www.avnir.org) e os parceiros do projeto internacional LCiP – Life Cycle in Practice (www.lifelcip.eu) promovem este ano a primeira edição do Prémio LCiP – Abordagens de Ciclo de Vida, com o objetivo de sensibilizar e estimular o pensamento de ciclo de vida nas empresas e a melhoria do desempenho ambiental dos seus produtos e serviços. Este concurso pretende ser um veículo de divulgação nacional e internacional das empresasque se destacam no domínio da inovação sustentável.

O LNEG, parceiro nacional do projeto LCiP, vem convidar empresas interessadas a submeterem uma candidatura a este prémio, apresentando um projeto orientado para o ciclo de vida dos seus produtos/serviços. O LNEG participa há várias décadas em projetos europeus onde se têm estudado e desenvolvido métodos e ferramentas que auxiliam as empresas na gestão e inovação para a sustentabilidade.

As candidaturas serãoavaliadas por um júri internacional de peritos independentes, das áreas económica, ambiental, de design e do ensino superior. Os prémios serão anunciados na conferência Life Cycle Management 2015 (http://lcm2015.org/), que decorrerá em Bordéus de 30 de Agosto a 2 de Setembro. A sessão de entrega de prémios terá lugar a 31 de Agosto, e será distinguida uma empresa de cada região parceira do LCiP: Portugal, Nord Pas de Calais (França), País Basco (Espanha) e Valónia (Bélgica).
 

Datas

  • Candidaturas: até 17 de Julho de 2015, por e-mail (através de formulário);
  • Comunicação dos vencedores: 31 de Julho de 2015, por e-mail e telefone;
  •  Entrega dos prémios: 31 de Agosto de 2015 em Bordéus, conferência LCM 2015.
     

Contactos

Para candidaturas e informações, contactar a responsável do projeto LCiP em Portugal:  Eng. Cristina Rocha, Investigadora do LNEG


Mais informações na Página do Projeto LCiP

Documentos

Pesquisar nesta área