Memorando de entendimento assinado entre o LNEG e a NEDO a 22 julho 2015

“Automated Demand Response Project in Portugal” – Gestão da procura e fornecimento com conforto e eficiência económica

Memorando de entendimento assinado entre o LNEG e a NEDO a 22 julho 2015


Em 22 de julho de 2015 no Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia, em Lisboa, o Dr. Kuniyoshi, Diretor Executivo da NEDO, e a Prof. Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG, assinaram o Memorando de Entendimento para promover o projeto na presença do Senhor Hiroshi Azuma, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão para Portugal, e do Senhor Secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, do Governo de Portugal.

A New Energy and Industrial Technology Development Organization (NEDO) do Japão e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) promovem um projeto de demonstração na área das comunidades inteligentes a ser realizado em Portugal (2016 – 2018). Com a cooperação de edifícios públicos e residências em Lisboa, o projecto irá demonstrar um sistema de resposta que pode ajustar a procura de energia e fornecimento, de acordo com as necessidades. O sistema será capaz de manter o conforto dos clientes, gerindo equipamentos automaticamente e de modo eficiente. Portugal tem uma estratégia nacional de energia, que visa aumentar a quota das energias renováveis ​​no seu consumo final de energia para 31% sendo um dos países líderes da Europa, com implantação em larga escala de energias renováveis.

A NEDO selecionou três empresas, a NTT Data Corporation, a Daikin Industries, Ltd., e o Instituto de Pesquisa Japan, Ltd, para realizar um estudo de viabilidade para o projeto de demonstração.

 

Mais informações em NEDO

Pesquisar nesta área